PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
VEJA 55 ANOS

Carandiru: a vida na casa dos mortos

Em 14 de outubro de 1992, VEJA destrinchava ao longo de mais de dez páginas o que aconteceu na Casa de Detenção de São Paulo, que veio a ser a maior matança num único presídio. Trinta e dois anos depois, o MPSP traz um novo capítulo para a história

Por Natália Hinoue 10 out 2024, 11h30
Continua após publicidade

TBT 14 DE OUTUBRO DE 1992 | “Em meia hora, a Polícia Militar mata 111 presos da Casa de Detenção de São Paulo, no maior massacre penitenciário dos últimos vinte anos.”

Assim iniciava a reportagem de capa de VEJA que detalhava ao longo de mais de dez páginas o que aconteceu naquele fatídico 2 de outubro.

“Com a movimentação dos policiais, os presos do Pavilhão 9 trocaram a briga entre eles pela preparação de um combate contra os policiais. Vimos a tropa de choque na televisão e escrevemos faixas pedindo negociação, diz preso Antônio Pereira da Silva”, iniciava o especial.

“O empilhamento dos mortos prossegue. Uma parte fica estocada no corredor do 2º andar, outro tanto na barbearia, mais alguns na sala de esportes, uns poucos espalhados pelo presídio”, continuava o texto no que era uma explicação da logística de corpos. “Essa é parte da anatomia da maior matança num único presídio de que se tem notícia”, complementava.

Nesta semana, mais de 30 anos depois da tragédia, o Ministério Público de São Paulo recorreu da decisão do Tribunal de Justiça do estado que extinguiu a pena de todos os policiais condenados pela participação no Massacre do Carandiru.

Continua após a publicidade

Em embargo de declaração, o promotor Mauricio Antônio Ribeiro Lopes pediu a anulação do acórdão para que seja reconhecida a impossibilidade de concessão de indulto neste caso.

Todas as quintas-feiras você, leitor, poderá conferir uma edição antiga no nosso #TBT e ainda consultá-la na íntegra na home do nosso site.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.