30 anos do tetra
Em 20 de julho de 1994, VEJA destacava em sua capa o jogador que foi decisivo para a conquista do histórico tetracampeonato na Copa do Mundo: “Romário, salvador da pátria”
TBT | Há 30 anos, o Brasil conquistava um feito histórico: o tetracampeonato mundial na Copa de 1994.
A equipe, comandada pelos gigantes Romário, Bebeto, Taffarel e companhia, tirou a Seleção Brasileira do hiato de 24 anos sem disputar o título – sendo este primeiro jogador decisivo para o campeonato.
Em 20 de julho daquele mesmo ano, VEJA o destacava em sua capa com a reportagem: “Romário, salvador da pátria”.
“Nem nos tempos em que Pelé vestia a camisa 10 mais famosa do mundo, uma Seleção Brasileira de Futebol dependeu tanto de um único par de chuteiras. Movido por uma força instintiva raras vezes desencadeada com tanto furor nos campos de futebol, Romário marcou cinco gols decisivos, levando o Brasil à final da Copa do Mundo contra Itália”, iniciava a reportagem que antecedia a conquista do prêmio.
“Desde os 15 anos sonho em ser herói de uma Copa do Mundo e ter sucesso onde outros grandes fracassaram, como Falcão, Sócrates e Zico”, disse o jogador. “Quando vitória vier, eu dedicarei ao povo brasileiro”, continuava o texto.
E assim o fez. O Brasil venceu a Itália nos pênaltis, no Estádio Rose Bowl, em Pasadena, nos Estados Unidos, e transformou o 17 de julho em uma data marcante para o futebol brasileiro e mundial.
Foi uma consagração para todos os campeões e em especial para Romário, eleito pela Fifa como o melhor daquela Copa do Mundo.
Todas as quintas-feiras você, leitor, poderá conferir uma edição antiga no nosso #TBT e ainda consultá-la na íntegra na home do nosso site.