Facebook testa nova busca em celulares e tablets

Recurso permite que usuários encontrem posts antigos publicados no site

O Facebook está testando um reforço de sua ferramenta de busca interna, o que permitirá aos usuários de plataformas móveis (smartphones e tablets) encontrar antigas publicações dos amigos, partindo de palavras-chave.

“Testamos melhorias na busca em celulares e tablets”, anunciou uma porta-voz do grupo. “Nesse teste, podemos usar palavras-chave para buscar publicações no Facebook”, acrescentou o executivo.

A função permitirá encontrar antigos posts publicados na rede. Os resultados da busca respeitarão os critérios de confidencialidade da publicação na época, impedindo o acesso, portanto, a conteúdos originalmente não autorizados pelos donos das páginas.

No início de 2013, o Facebook apresentou a ferramenta “Graph Search”. Diferentemente de uma ferramenta tradicional de busca como o Google Search, o “Graph Search” vasculha apenas a rede social, e não toda a internet.

Na época, o Facebook anunciou que o âmbito da busca aumentaria de forma progressiva até atingir seus quase 1,3 bilhão de usuários. A rede social usa a ferramenta de busca da Microsoft, Bing, para varrer seu conteúdo interno.

(Com agência France-Presse)