Apple tem liga metálica super-resistente para novo iPhone

Empresa obtém patente de fabricação do LiquidMetal nos EUA

A U.S. Patent and Trademark Office, órgão que regula patentes nos Estados Unidos, concedeu nesta terça-feira 59 registros de propriedades criativas à Apple. Entre eles está o relativo à fabricação da liga metálica chamada LiquidMetal, que permitirá à companhia fabricar iPhones mais duráveis.

Leia também:

iPhone pode funcionar como controle remoto de casa

O LiquidMetal é uma liga muito resistente, o que evita arranhões e corrosão. Sua aparência é semelhante à do aço inoxidável. O material pode ser usado na estrutura dos smartphones.

O que é uma patente?

A patente representa um direito de exclusividade concedido pelo país ao criador de uma invenção ou modelo de utilidade. Em qualquer setor da indústria, é o número de patentes que indica o quão inovadora é uma empresa, além de oferecer dicas de sua saúde financeira. Se provada a cópia sem permissão, ela garante ao seu detentor o direito de cobrança por uso indevido .

Embora a Apple esteja brigando pelo LiquidMetal desde 2010, outros produtos já foram produzidos a partir desse material. Com a decisão, a companhia americana, que tinha um contrato de exclusividade para usar o material até 2015, passa a ser dona do processo de fabricação da liga, o que impedirá que outras empresas explorem os benefícios do LiquidMetal sem antes negociar com a Apple.

A patente ainda descreve um novo tipo de visor produzido a partir da safira. No começo do ano, a Apple anunciou a compra do mineral suficiente para a fabricação de 100 milhões a 200 milhões de iPhones.

Segundo a MIT Technology Review, a safira é mais resistente do que qualquer outro material natural com exceção do diamante. Em termos de comparação, o mineral é três vezes mais forte e resistente a arranhões do que o Gorilla Glass, usado nos iPhones atuais.