Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Android 4.0 está em 16% dos aparelhos com o sistema operacional do Google

Versão 2.3 da plataforma, lançada em 2010, ainda está presente na maioria dos smartphones e tablets

A versão 4.0 do sistema operacional Android, conhecida como Ice Cream Sandwich, está presente em 16% dos smartphones e tablets que utilizam a plataforma do Google. De acordo com dados fornecidos pela empresa, o número praticamente dobrou entre os meses de junho e julho. A versão 2.3, Gingerbread, lançada em dezembro de 2010, ainda continua no topo, controlando 60% dos dispositivos.

O crescimento repentino do Android 4.0 está diretamente ligado à chegada de novos dispositivos móveis de ponta, como é o caso do modelo Galaxy S3 – lançado pela sul-coreana Samsung no dia 29 de maio. O telefone, considerado como o principal rival do iPhone 5, da Apple, teve um bom desempenho no varejo ao alcançar a marca de 10 milhões de unidades vendidas no mundo em menos de dois meses.

Em relação ao mercado mundial, segundo o IDC, empresa especializada em análise de empresas de tecnologia, a plataforma do Google controla 61% do mercado de sistemas operacionais. O iOS, da Apple, está em segundo lugar com 20,5%, seguido BlackBerry OS, da Research In Motion (RIM), com 6%. Na última posição, mas crescendo rapidamente, está o Windows Phone, da Microsoft, com uma fatia de 5,2%.