Quatro antibióticos são suspensos no Brasil

A Anvisa suspendeu os lotes da Amoxicilina + Clavulanato de Potássio de três empresas, e do Policlavumoxil, por ausência de estudos de bioequivalência

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu nesta terça-feira todos os lotes do medicamento Amoxicilina + Clavulanato de Potássio, comprimidos 875 mg + 152 mg, fabricados pelas empresas Germed Farmacêutica Ltda., Legrand Pharma Indústria Farmacêutica e pela E.M.S. S/A, e o medicamento Policlavumoxil, fabricado pela Germed Farmacêutica Ltda.

Leia também:
Anvisa encontra fungo, larvas e pelo de roedor em geleia Piá
Lote do achocolatado Itambezinho é totalmente liberado

A decisão foi motivada pela ausência de estudos de bioequivalência nas formulações dos produtos, conforme é exigido pela legislação. A resolução RE 2.544/16 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira e vigorará pelo prazo de noventa dias.

A bioequivalência consiste na demonstração de equivalência farmacêutica entre produtos apresentados sob a mesma forma farmacêutica, contendo idêntica composição qualitativa e quantitativa de princípio ativo, e que tenham comparável biodisponibilidade, quando estudados sob um mesmo desenho experimental.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. O último parágrafo da notícia soou como grego para mim. A Veja às vezes escorrega na hora de traduzir assuntos mais técnicos aos seus leitores.

    Curtir

  2. Isso tira tudo deixa só genérico que não faz efeito nenhum.

    Curtir

  3. Jorge Dias da Silva

    Ao longo de 17 anos da Lei n° 9.787, de 1999, o brasileiro pôde e continua a economizar uma boa parte do seu rico dinheirinho, comprando medicamentos com a mesma eficiência dos de marca “sem por isto pagar mais”. Isso é fundamental para quem não ganha salário de políticos.

    Curtir

  4. Adriana Ferrari

    Depois de ter quase morrido com esse medicamento a Anvisa resolve proibir devia sim ir mais a fundo com esses antibióticos.

    Curtir

  5. Esses laboratorios não são do mesmo dono? Sei não…..

    Curtir

  6. JOSIMAR SAMPAIO

    Esses testes não deveriam ser feitos antes de lançar qq medicamento com autorização da ANVISA?

    Curtir

  7. Razorback De Faria

    Enquanto isso as farmácias de manipulação vendem essas drogas sem nenhum estudo de bioequivalência…, dá prá entender?

    Curtir

  8. Essa dosagem está errada não está não?
    É 875+125 né não?

    Curtir

  9. Essa dosagem da reportagem está errada. É 875+125.

    Curtir