Campanha nacional alerta para consumo excessivo de sal

Estima-se que o brasileiro consuma, em média, 7 gramas a mais de sal por dia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde lançam nesta terça-feira a campanha Menos Sal. Sua Saúde Agradece!, que busca reduzir o consumo de sal do brasileiro. A proposta é conscientizar a população sobre os problemas causados à saúde pela ingestão excessiva de sal.

De acordo com a Anvisa, estima-se que o brasileiro consuma hoje, em média, cerca de 12 gramas de sal por dia. A quantidade é mais de duas vezes maior do que a recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de até cinco gramas diárias.

Epidemiologia – O consumo em excesso de sal é um fator de risco para as doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e doenças renais. De acordo com a OMS, em 2001 essas doenças foram responsáveis por 60% do total de 56,5 milhões de mortes notificadas no mundo.

Segundo informações da Anvisa, no Brasil, essas doenças responderam por 72% do total das mortes por causa conhecida. No período de 2001 a 2010, houve aumento de 63% dos gastos do SUS com internações associadas à hipertensão. Internações por acidentes vasculares cerebrais, infarto do miocárdio e outras doenças isquêmicas oneraram em 2010 quase 20 milhões de dólares o sistema de saúde brasileiro.

Leia também:

Como tratar a hipertensão

Especialista tira dúvidas sobre problemas cardíacos