Procurador disse não temos prova, mas convicção? Não é bem assim

Confira trechos do pronunciamento dos membros do MP que derrubam a frase que tomou a internet

Atribuída ao procurador Deltan Dallagnol, que apresentou na quarta-feira denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a frase “não temos prova, mas temos convicção” se tornou mantra de petistas e grupos de esquerda que saíram em defesa do ex-presidente nas redes sociais. Foi citada, inclusive, no discurso de Lula nesta quinta. Ocorre, porém, que Dallagnol não proferiu a afirmação. A frase que viralizou é, na verdade, uma junção descontextualizada das falas de dois procuradores (confira nos vídeos abaixo).

 

Leia também:
Em 7 frases, quem era Lula, segundo o MP
Lula é comandante máximo do petrolão, diz MP
Defesa de Lula reage à denúncia: ‘Espetáculo de verborragia’

Em um primeiro momento, o procurador Deltan Dallagnol fala em ‘convicção’ ao explicar as conclusões do MPF.”Provas são pedaços da realidade, que geram convicção sobre um determinado fato ou hipótese. Todas essas informações e todas essas provas analisadas como num quebra-cabeça permitem formar seguramente, formar seguramente a figura de Lula no comando do esquema criminoso identificado na Lava Jato”, disse ele durante a coletiva.

Em seguida, o procurador Robson Henrique Pozzobon fala em ‘provas cabais’. “Precisamos dizer desde já que, em se tratando da lavagem de dinheiro, ou seja, em se tratando de uma tentativa de manter as aparências de licitude, não teremos aqui provas cabais de que Lula é o efetivo proprietário no papel do apartamento, pois justamente o fato de ele não figurar como proprietário do tríplex, da cobertura em Guarujá é uma forma de ocultação, dissimulação da verdadeira propriedade”, afirma o procurador.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Marcio Bamberg

    Sutil o sentimento do fotógrafo da Veja.

    Curtir

  2. Paulo Henrique

    Realmente, a foto nos faz lembrar de alguém muito “querido”. Será que o fotógrafo só fez essa? Porque publicar essa foto, porque associar o Dallagnol com Hitler? O fotógrafo tem tendências petistas ou é um destropata?

    Curtir

  3. Severino de Araújo Ferreira

    Entendo a apreensão dos apaixonados e dos simpatizantes do Lula. Porém tem fatos que são irreversíveis e o estrago que Lula, Dilma e o PT causaram ao País é um desses. Agora não adianta chorar, a nega tá lá dentro, tem que restar conta à Justiça. Ninguém está acima da Lei. Esta é a lição da Lava Jato.

    Curtir

  4. Severino de Araújo Ferreira

    Errata
    Entendo a apreensão dos apaixonados e dos simpatizantes do Lula. Porém tem fatos que são irreversíveis e o estrago que Lula, Dilma e o PT causaram ao País é um desses. Agora não adianta chorar, a nega tá lá dentro, tem que prestar conta à Justiça. Ninguém está acima da Lei. Esta é a lição da Lava Jato.

    Curtir

  5. Game over !Valentao

    Curtir

  6. Geraldo Válio

    Vocês da Veja tem alguma dúvida sobre quem é o chefe do Petrolao ,quem é o chefe do mensalão e toda essa corrupção. O povo não tem. Acho que vcs da Veja é que estão com um pezinho em cada barco !!

    Curtir

  7. Sergio Cihgral

    No dia em que Lula for condenado e preso, haverá manifestações vermelhas nas ruas da minoria, mas a maior parte da nação brasileira terá seu ânimo recobrado, e, em consequência, a economia e a produtividade irá aumentar.

    Curtir

  8. Joel Carvalho

    Ora, mas o que é mesmo que Lula e sua trupe sabem fazer de melhor, a não ser distorcer fatos e falas e mentirem?

    Curtir

  9. Dulce Ricardo

    Se ele falou com tantas convicções é porque com certeza eles tem provas, e muitas provas com certeza!! Esse PT É MUITO ESTRANHO, eles não reconhecem os próprios erros, isso é muito grave, esses são sintomas de pessoas autoritária, egocêntrica,manipuladoras, que acham que pode tudo: acho que conheço pessoas que governam algumas nações assim, e esse governo tem um nome! Deus nos livre desse mal!!!

    Curtir