Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

PM investigará vídeo de alunos de Manaus homenageando Bolsonaro

Presidente da OAB disse que adolescentes foram coagidos a participar da cerimônia pelos policiais que administram o colégio militar

A Polícia Militar (PM) do Amazonas abriu um procedimento administrativo para investigar um vídeo em que alunos do terceiro ensino médio de um colégio militar de Manaus prestam homenagem ao deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ). A filmagem foi veiculada nas redes sociais do político e mostra uma cerimônia em que policiais fazem dezenas de adolescentes chamar Bolsonaro de “salvação desta nação”.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Amazonas, que repudiou a gravação do vídeo, disse que acompanha as apurações conduzidas pela PM. A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) também investiga o caso.

O vídeo foi gravado na quadra do Colégio Estadual Professor Waldocke Fricke de Lyra, cuja administração é subordinada ao Comando Geral da PM. Nele, policiais incitam os alunos a repetir odes ao deputado e frases de cunho patriota. “Ao tomar conhecimento da divulgação do vídeo, o comandante-geral determinou a abertura de um procedimento administrativo, que será apurado por meio da Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD) da Polícia Militar”, disse a PM, em nota.

O presidente da OAB no estado, Marco Aurélio de Lima Choy, disse que os alunos foram coagidos a participar da homenagem pelos policiais que administram a escola. “É lamentável qualquer tipo de patrulhamento da liberdade de expressão, no sentido de obrigar alguém a se manifestar, em especial adolescentes que estão em um processo de formação e em um ambiente acadêmico”, afirmou.

Choy afirmou que a preocupação da OAB não diz respeito ao teor da homenagem dos alunos. “O Bolsonaro é uma figura polêmica, mas todos são livres. Vivemos numa democracia e cada um escolhe quem quer homenagear. Nós não podemos permitir que a hierarquia e a disciplina da educação militar sejam usadas para constranger acadêmicos e estudantes”, disse. “A coação aos adolescentes é perceptível no vídeo.”

No vídeo, além dos elogios a Bolsonaro, alunos pertencentes à comissão de formatura do colégio fazem um convite ao deputado para participar da cerimônia de graduação. “Gostaríamos que o senhor pudesse nos honrar com a sua presença na nossa formatura militar”, diz uma aluna. “Nosso convite se deve à sua trajetória ética e ao seu compromisso com a educação”, afirma outra jovem.

Bolsonaro, defensor do projeto Escola sem Partido, que pretende combater “doutrinações ideológicas” em salas de aula, aparece no vídeo dizendo que o convite é irrecusável. Ele afirma que o colégio militar de Manaus tem “um exemplo de ensino que deveria ser adotado em todas as escolas públicas do Brasil”.

O deputado anunciou recentemente que o PEN abrigará sua pré-candidatura à Presidência da República nas eleições de 2018. Ele figurou na segunda posição da última pesquisa Datafolha, de junho, com 16% das intenções de voto. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o primeiro colocado, com 30%.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Se fosse meu filho pediria para convidar mais alto!!

    Curtir

  2. Carlos Carvalho

    Preparem as pipocas, pois a pancadaria dessa imprensa que charfuda no esgoto está apenas começando… #bolsonaro2018

    Curtir

  3. Agnaldo Nery

    Precisamos reunir os pais doa alunos e gravar um vídeo igual. Que acham? Grande idéia.

    Curtir

  4. VERDE e AMARELO

    Que os brasileiros se levantem contra os comparsas de MADURO que escravizaram o povo venezuelano e querem fazem o mesmo aqui! Lutemos contra os traidores da Pátria e colaboradores dos narco-comunistas, dos mercenários da ONU, dos Globalistas, dos Russos, Chineses e até muçulmanos, que conseguiram escancaram nossas fronteiras comprando políticos traidores!

    Curtir

  5. Mitovaldo da Silva

    Ô, (in)CAPAZZ!! Enojante é essa esquerda chafurdando na lama junto com o seus puxadinhos, entre eles a OAB. Ô, inCAPAZZ! Vai catar coquinho! Bolsonaro 2018!!

    Curtir

  6. Paulo Santos

    Se a prioridade é só sacanear com um candidato a presidente tudo bem. É sério que isso mereça artigo de destaque na VEJA ? E quando a militantes petistas, em pleno Palácio do Planalto, ouvirem um monte de “abobrinhas” incitados na presença da então presidenta ? Deveria ser visto como um “crime inafiançável” e ser capa da revista ?

    Curtir

  7. Alexander Simao

    Bolsonaro é a única salvação deste País! Gostaria muito que meu filho estudasse nesta escola e desenvolvesse todos esses valores: honra, honestidade, dever e amor à Pátria!

    Curtir

  8. MANOEL RAMPINI FILHO

    No Rio de Janeiro, no Colégio Pedro II, os comunistas montaram acampamentos do MST, e não vimos desses braços dos partidos de esquerda (Ministério Publico, OAB, imprensa) quais quer manifestações.

    Curtir

  9. A Veja é uma filial do PSDB e vai atacar Bolsonaro de todas as formas para manter o povo escravizado pela Esquerda sempre.
    Mas pode chorar: É Bolsonaro 2018, não tem para ninguém!
    Teclo de Feira de Santana, Bahia.

    Curtir

  10. Cícero V.A.

    É melhor Jair se acostumando.

    Curtir