Moro manda soltar Mantega

Decisão se deu em decorrência do fato de o ex-ministro ter sido preso quando acompanhava a mulher em uma cirurgia. Mas as investigações prosseguem

O juiz Sergio Moro decidiu há pouco revogar o mandado de prisão contra o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. Isso porque o ex-ministro foi preso quando acompanhava a mulher numa cirurgia no Hospital Albert Einstein, na capital paulista – fato do qual não sabiam o juiz ou a Polícia Federal.

Escreveu o juiz em seu despacho: “Com base nesses fatos e para preservar as buscas e apreensões, acolhi pedido do MPF para decretação da prisão temporária dele e de outros investigados. Sem embargo da gravidade dos fatos em apuração, noticiado que a prisão temporária foi efetivada na data de hoje quando o ex-ministro acompanhava o cônjuge acometido de doença grave em cirurgia”.

Leia também:
Mantega usou cargo de ministro para favorecer amigo empresário, aponta Zelotes

E prossegue: “Tal fato era desconhecido da autoridade policial, MPF e deste Juízo. Não obstante, considerando os fatos de que as buscas nos endereços dos investigados já se iniciaram e que o ex-ministro acompanhava o cônjuge no hospital e, se liberado, deve assim continuar, reputo, no momento, esvaziados os riscos de interferência da colheita das provas nesse momento. Procedo de ofício, pela urgência, mas ciente de essa provavelmente seria também a posição do MPF e da autoridade policial”. Moro ressalta que a decisão se dá sem prejuízo das demais medidas e a avaliação de medidas futuras.

Os agentes federais pretendiam prender o ex-comandante da Fazenda na casa dele, em Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo, mas no local só estava o filho de Mantega, que é menor de idade. Por isso, seguiram para o hospital. Chegando lá, entraram em contato com o ex-ministro por telefone e ele se apresentou espontaneamente na portaria do edifício. Em seguida, Mantega e os policiais foram até o apartamento, onde foi cumprido o mandado de busca e apreensão. A PF informou que, tanto na casa de Mantega, quanto no hospital, o procedimento foi “discreto, sem qualquer ocorrência e com integral colaboração do investigado”.

A Arquivo-X, como foi batizada essa nova ação, apura irregularidades em dois contratos assinados entre a Petrobras e o consórcio Integra Offshore, formado pela OSX e Mendes Júnior, para a construção das plataformas P-67 e P-70 para a exploração das reservas do pré-sal. Segundo a investigação, em meados de 2012, Mantega negociou com as empresas contratadas pela estatal para repassar recursos para pagamentos de dívidas de campanha. Entre as suspeitas de crimes, estão a prática de corrupção, fraude em licitações, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

O ex-comandante da Fazenda foi citado em depoimento prestado pelo empresário Eike Batista, ex-presidente do Conselho de Administração da OSX, ao Ministério Público Federal (MPF). Segundo Eike, ele recebeu, em novembro de 2012, um pedido de Mantega, que era presidente do Conselho de Administração da Petrobras, para que fizesse um pagamento de 5 milhões de reais para o PT.

Conforme revelou VEJA, Mantega também foi citado na proposta de delação premiada do marqueteiro João Santana e de sua esposa Mônica Moura. De acordo com o casal, o ex-comandante da Fazenda foi designado pela ex-presidente Dilma Rousseff para cuidar da arrecadação do caixa dois da campanha de 2014 junto aos empresários. O nome da operação é uma referência à empresa OSX, de Eike, que costumava batizar as suas companhias sempre com a letra “X”, um sinal de multiplicação de riquezas, segundo ele.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Claudionor Silva

    Saiu primeiro na Globo News… heheeh

    Curtir

  2. Fred Mancila

    Direitos Humanos para Humanos direitos…

    Curtir

  3. Mais uma demonstração da seriedade, do profissionalismo e do bom caráter de Sérgio Moro. Apoio total à Lava Jato, à Moro e a Deltan Dallagnol. Pelo fim da Corrupção, dos Cartéis e do Foro de São Paulo. PT nunca mais.

    Curtir

  4. Democrata Cristão

    Mas todos não são iguais perante a lei? Se fosse um pé de chinelo estaria trancafiado numa cela!
    “Eike Batista disse ter pago US$ 2,35 milhões a pedido de Mantega, diz MPF” (G1)
    Ele deveria estar preso como os outros, não é?

    Curtir

  5. Mauro Santos

    O Brasil é um país tão bacana que até o dinheiro já vem com a assinatura de um CORRUPTO.

    Curtir

  6. Arthur Martins

    Com esta decisão, o juiz Sérgio Moro demonstra que não é arbitrário como querem dizer os canalhas membros da Organização Criminosa, inclusive o seu maestro.

    Curtir

  7. Claudio Stainer

    Em qual situação o Rui Falcão não disse que tentavam atingir o fedido PT. Ele foi fundado para roubar o Erário. Isso é público e notório. Não é partido político e sim quadrilhão.

    Curtir

  8. abilio placido de oliveira junior

    Parabéns pelo ato humano de compaixão, onde se busca justiça, não vingança.

    Curtir

  9. Jorge A. N. Aguirre Sepulveda

    Novamente o Juiz Moro, mostra como deve se comportar e principalmente, como atuar uma pessoa que tem o poder de mando com responsabilidade e também saber entender situações pontuais e decidir. Agora o Manteiga não pense que esta livre, muito pelo contrario, o cara é parte da turma dos malandros, cadeia em ele, igual que o restante da turma, meteu a mão no dinheiro do povo para entregar ao PT NUNCA MAIS, putz, como pode!!! agora paga meu velho, vergonha pra tua família.

    Curtir

  10. Roderlei Bigliazzi

    Acabei de ouvir que o Mantega ficou muito constrangido, etc. e tal. Interessante que corrupto só fica constrangido quando é preso, mas quando esta corrompendo ou recebendo não fica nem um pouco constrangido e não autoriza advogado reclamar nas rádios, TVs e jornais sobre a prisão. Tenho nojo dos líderes que comandam a política deste país.

    Curtir

  11. Na minha opinião, não deveria ter relaxado a prisão de forma alguma. Direitos humanos e complacência têm validade somente com poderosos? E daí que estava acompanhando cirurgia da mulher? Para prender criminosos agora é necessário esperar o momento conveniente? Depois de tudo que esses elementos fizeram, não há como admitir posturas frágeis nas medidas penais contra eles. A meu ver, o Juiz Moro errou nessa decisão.

    Curtir

  12. O juiz Moro foi pessimamente informado já que Mantega é economista e não anestesista, fosse a mulher do zé ninguém estaria na fila de um hospital do SUS aguardando a morte chegar, a justificativa da revogação da prisão é vergonhosa, absurda e humilha a nação que começa a ter certeza de que lhe servirão uma incomensurável pizza? eu não tenho mais a menor dúvida.

    Curtir

  13. Ezequiel lima feitosa

    Sim cadê a tornozeleira eletrônica pra colocar em guido mantega?ele ainda é um presidiario.

    Curtir

  14. Micky Oliver

    COMEÇOU O CARAIO DA VEJA A CENSURAR MEU COMENTÁRIO E PIOR, NÃO DISSE NADA DE MAIS!!!

    Curtir

  15. Pietro Muniz Giotto

    Em uma entrevista feita pelo jornalista Roberto Cabrini ao aprendiz de promotor chamado Daltan Dallagnol, Cabrini lhe perguntou: Porquê de só estarem investigando a corrupção do PT. Daltan responde: Porque é o partido que está no poder. E agora Dallagnol, o PT não está mais no governo, qual vai ser sua justificativa agora? Seu aprendiz de promotor.

    Curtir

  16. Valério Seccadio

    Sigo a correta postagem do Wag. Paiva (13:22).

    Curtir

  17. Valério Seccadio

    … corrigindo: 13:12.

    Curtir

  18. João carlos

    Parabéns SÉRGIO MORO o Sr. Fez o correto,assim os canalhas não poderão posar de vítimas de perseguição como o LULA-LAU estã fazendo no Nordeste,está dando de coitadinha porque na região sudeste ele só posa de bandido corrupto.

    Curtir

  19. Bruno Barabani Junior

    Eu até acho muito ” humana” a atitude do juiz Moro , mas….. E se o detido fosse pobre e a mulher dele estivesse sendo operada , a atitude seria a mesma?

    Curtir

  20. José Roberto

    Parabéns Dr. Mouro por essa atitude soberana onde passei a admirá-lo mais ainda, visto que os doentes petistas foram derrotados, pois esperavam uma oportunidade para denunciá-lo na ONU. Também gostei da sua ressalva que deixa em aberto possíveis ações punitivas.

    Curtir

  21. Hermes Alves de Matos

    Quando digo que não tem ninguém perfeito, nem o famoso juiz Moro! Se fosse eu ou algum pobre trabalhador tinha levado era umas “mãozadas no pé do ouvido” e ia em cana podia morrer quem morresse… mas o mántega é ladrão mas é importante; não senhor juiz?

    Curtir

  22. Edison Rudolfo Galitzki

    Macaco velho que é Manteiga, ñ seria ingênuo guardar em casa provas que o incriminem. Solto, tratará de camuflar ainda mais eventuais provas do crime.
    Imagino quando for a vez do “chefe”…

    Iguais diferenciados

    Curtir

  23. Januario Neto Souza Neto

    Juiz que agiu certo não revoga prisão! Isso prova que a noção de abuso está cada vez mais presente.

    Curtir

  24. Arthur Silva Costa

    PEGA LEVE,LUNGA NETO

    Curtir

  25. Arthur Silva Costa

    VOCÊS PRECISAM LER O TEXTO TODO DA DECISÃO DO JUIZ.ESTÃO AGINDO EMOCIONALMENTE.

    Curtir

  26. Emerson Eduardo Rodrigues Setim

    Muita sacanagem, ainda capitalizam…tudo combinado..

    Curtir

  27. Fábio Luís Inaimo

    Mantega vai cantá que nem canário pra se livrar, joga o sapo barbudo na berlinda Mantega! Ele faria o mesmo como já fez com outros! E tem papa mortadela que ainda defende essa corja!!

    Curtir

  28. Fábio Luís Inaimo

    Petralhada, se liga; Quem é contra Juiz e policia é bandido , quem é a favor de bandido é mau caráter !

    Curtir

  29. alfredo carlos gomes

    agora o molusco é capaz de por o cônjuge de prontidão no hospital

    Curtir