Irmã de Aécio, Andrea Neves é presa em Belo Horizonte

Irmã do senador Aécio Neves foi alvo de operação da Polícia Federal; Andréa é suspeita de ter pedido dinheiro, em nome do irmão, para Joesley Batista

A jornalista Andrea Neves, irmã do senador Aécio Neves (PSDB-SP), foi presa na manhã desta quinta-feira em Belo Horizonte, informou a VEJA o advogado criminalista Alberto Toron. A prisão preventiva de Andrea Neves foi autorizada pelo ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF).

As suspeitas são de que Andrea teria pedido dinheiro, em nome do irmão, para o empresário Joesley Batista, antes mesmo que o próprio senador o fizesse. Nesta quarta-feira, o jornal O Globo revelou que, em acordo de delação premiada, o empresário dono da JBS gravou o tucano pedindo 2 milhões de reais sob a justificativa de custear sua defesa na Operação Lava Jato.]

A operação desta quinta foi batizada de Patmos, em referência à ilha grega onde o apóstolo João teria escrito o Livro do Apocalipse.

Na gravação de Batista, Aécio teria sugerido que o dinheiro fosse entregue a um primo seu. De acordo com O Globo, o presidente do PSDB teria dito ao empresário que o valor custearia o trabalho do advogado Alberto Zacharias Toron. A conversa teria durado 30 minutos e foi gravada em um hotel em São Paulo.

“Se for você a pegar em mãos, vou eu mesmo entregar. Mas, se você mandar alguém de sua confiança, mando alguém da minha confiança”, teria dito Joesley ao tucano. “Tem que ser um que a gente mata ele antes de fazer delação. Vai ser o Fred com um cara seu. Vamos combinar o Fred com um cara seu porque ele sai de lá e vai no cara. E você vai me dar uma ajuda do caralho”, teria respondido Aécio, em uma suposta referência a seu primo Frederico Pacheco de Medeiros.

Ainda segundo a publicação, o dinheiro foi entregue em quatro parcelas de 500.000 reais a Medeiros pelo diretor de relações institucionais da JBS, Ricardo Saud. Uma das entregas teria sido filmada pela Polícia Federal, ocasião em que Frederico Medeiros teria repassado o dinheiro a Mendherson Souza Lima, secretário do senador Zezé Perrella (PMDB-MG).

O jornal também informa que a PGR tem indícios de que essa parte do dinheiro não foi destinada ao pagamento do advogado. A PF teria seguido Souza Lima, que fez três viagens de carro a Belo Horizonte para levar a propina. Ele teria remetido os 500.000 reais à empresa Tapera Participações Empreendimentos Imobiliários, de Gustavo Perrella, filho de Zezé Perrella.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. E a prisão dos irmãos Batista Ministro Fachin?

    Curtir

  2. Amyr Feitosa

    até quando prenderemos coadjuvantes deixando os ladrões de verdade impunes? só a GUILHOTINA salva o paós do caos.

    Curtir

  3. Não entendi a prisão da irmã do Aécio, Andreia Neves. Teria pedido não é crime. Ou Janot já encomendou a guilhotina.

    Curtir

  4. luan de sousa ferreira

    Veja errou Aécio neves é do PSDB de MG e não de são Paulo será que esse pais tem justiça ainda pôquer até agora não predeu lula Dilma pro STF soltar

    Curtir

  5. Sergio Bertoni

    Ta. Mas o chefe está solto, a terrorista também está, o Renan tb.
    Assim fica complicado mesmo, tá difícil de ser honesto, a justiça tem que funcionar pra todos.

    Curtir

  6. Desde quando pedir dinheiro é crime? O dinheiro vem de fonte ilícita? Quero entender.

    Curtir

  7. Inides Bonelar da Fonseca

    Não vou entrar no mérito da questão, mas se pedir dinheiro for crime a polícia terá muito trabalho afazer. Sabemos que esse pedido, se existiu, não é um dinheirinho qualquer, mas pedir nunca foi crime. Aliás, pedir não é crime! O que é crime e pegar dinheiro sem pedir e sabemos muito bem quem fez isso e continua soltinho como ARROZ MACERADO.

    Curtir

  8. CARLOS POUÇAS

    Luan de Sousa Ferreira, ainda não prenderam lula e dilma porque ainda não tem provas cabais como tem do aéciopó e sua laranja irmã.

    Curtir

  9. CARLOS POUÇAS

    Inides bonelar Fonseca, aéciopó pediu e recebeu propinas para trocar um diretor de uma empresa estatal. está provado. agora pra vc entender tem que desenhar????

    Curtir

  10. Paulo DE TASSO MARTINS FEITOSA

    ate que enfim estao tocando nos pilantras do PSDB, agora da pra começar a acreditar na justiça

    Curtir