Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dilma recebe ex-ministros e planeja trocas na equipe

Presidente se reuniu com o ex-ministro do Trabalho Carlos Lupi, que comanda o PDT, um dia após receber o também ex-auxiliar Alfredo Nascimento, do PR

A presidente Dilma Rousseff recebeu nesta sexta-feira o ex-ministro do Trabalho, Carlos Lupi, no Palácio do Planalto. Lupi, que também é presidente do PDT, perdeu o cargo no fim de 2011, depois de uma série de denúncias de corrupção na pasta que comandava.

Nesta quinta, a presidente já havia recebido outro ex-ministro defenestrado por acusações de corrupção: Alfredo Nascimento, que comandava os Transportes e caiu também em 2011, após VEJA revelar o uso de recursos desviados do ministério para fazer caixa de campanha do PR – que é presidido por Nascimento. O novo líder da sigla na Câmara dos Deputados, Anthony Garotinho (RJ), também participou do encontro.

Tanto em um caso quanto no outro, a intenção de Dilma é manter no campo governista partidos que ameaçaram se desvincular da aliança com o PT. Mirando as eleições de 2014, a presidente tenta mover peças de seu tabuleiro para fazer uma reforma ministerial após o Carnaval. Dilma tem ainda uma “dívida” pelo apoio de Gabriel Chalita, que deverá ganhar um ministério, à eleição de Fernando Haddad para a prefeitura de São Paulo.

O PR não possui mais ministérios e almeja recuperar a pasta dos Transportes ou chefiar a Agricultura. Um dos nomes cotados para ganhar um cargo na Esplanada dos Ministérios é o do senador Blairo Maggi, de Mato Grosso.

O PDT, representado por Brizola Neto, ainda comanda o Trabalho. Em Minas Gerais, tanto o PR quanto o PDT são aliados do tucano Aécio Neves, o principal pré-candidato da oposição à sucessão de Dilma.

A reunião com Lupi foi o último compromisso de Dilma antes do Carnaval. Ele embarcou em seguida para a base naval de Aratu, em Salvador. Lá, descansará pelos próximos cinco dias.

Radar online: PDT articula dupla Romário e Edmundo para 2014