Há conhecimentos robustos sobre como promover avanços educacionais. Mas insistimos em fazer perguntas erradas e optar por caminhos que não levam a nada.
A pandemia abriu as portas para repensar a escola. Há espaço para conciliar as virtudes intrínsecas do modelo escolar com as virtudes das novas tecnologias
A epidemia do coronavírus fez a sociedade sentir falta e até mesmo saudade da escola. Isso vale para os pais e também para as crianças e jovens. Quem diria!
Muitas das chamadas habilidades socioemocionais se desenvolvem em função da própria estrutura, regras e modos de funcionamento da escola.
Conhecer melhor o valor do ensino presencial pode ajudar a aprimorar a sua qualidade e a incorporar o ensino híbrido e outras formas de ensino à distância.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação deve ser votado nos próximos dias ou horas. Prevalecerá o consenso equivocado sobre o tema?
O que as evidências nos ensinam sobre os impactos decorrentes da suspensão prolongada das aulas em razão da pandemia de covid-19.
O livro "A falácia socioconstrutivista” é um convite à reflexão e à reconsideração dos pressupostos que orientam o discurso e a prática pedagógica.
Entre o velho e o novo Fundeb, teremos o Fundeb possível, que reflete o desequilíbrio das forças que atuam sobre os membros do Congresso Nacional
Se o fim do Enem é selecionar os melhores, ele precisa mudar, para que os melhores possam ser bons em tudo e excelentes em alguma coisa.
Em 2020, teremos eleições municipais, e a esperança se concentrará nos candidatos a prefeito que efetivamente se dispuserem a transformar a educação.
Currículos simples e com foco, implementados por professores instrumentalizados de forma adequada: caminhos com pouca chance de erro para a nossa educação.
O grande salto da educação em Portugal se deu na gestão de Nuno Crato, com a simplificação do currículo e foco no ensino das disciplinas básicas.
O que podemos aprender com o sucesso dos países da OCDE no PISA? Há duas grandes lições: onde queremos chegar e o que fazer para chegar lá?