- Atualizado em

Divulgação
Mac é imune aos programas danosos feitos para o Windows – só pode ser usado para espalhar o vírus(Divulgação/VEJA)

Um em cada cinco computadores Mac, da Apple, abriga algum tipo de malware, de acordo com um estudo divulgado nesta terça-feira pela empresa inglesa de segurança da informação Sophos. Em uma amostra de 100.000 computadores, 20% continham no mínimo um programa malicioso. O tipo de malware mais encontrado, no entanto, afeta apenas computadores com sistema Windows.

O Mac é imune aos programas danosos feitos para o Windows - pode ser usado para espalhar vírus, mas não sofre os sintomas da infecção. O tipo de malware capaz de afetar computadores Mac só foi encontrado em 2,7% das máquinas vendidas pela Apple. Isso significa que, quando um malware se aloja em um computador Mac, a probabilidade de que ele ataque apenas o sistema Windows é sete vezes maior do que a chance de que ele seja danoso ao aparelho da Apple.

Programas maliciosos se alastram através de saídas USB, anexos de e-mail e downloads. Cibercriminosos veem usuários da Apple como um alvo fácil, pois são menos propensos a usar sistemas antivírus do que os adeptos do Windows.

TAGs:
Macbook
Antivírus
Vírus de Computador
Apple
Windows