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O Brasil em detalhes no Google Street View

Por Rafael Sbarai / Vídeo: Carlos Eduardo Jorge
5 jan 2010, 07h34

A possibilidade de fazer um passeio virtual ao Brasil e conhecer pontos turísticos por imagens reais está agora a um clique do mouse. O Google iniciou nesta segunda-feira, nas regiões metropolitanas de Rio de Janeiro e São Paulo, o trabalho fotográfico do Street View, serviço integrado ao Google Maps que permite caminhar por ruas sem sair de casa. No vídeo abaixo, assista cenas exclusivas que mostram como funciona o recurso e o que há dentro de um dos carros que fotografam as ruas.

Criado em maio de 2007 e presente em 29 países, a ferramenta possibilita vistas panorâmicas de 360° na horizontal e 290° na vertical e visualização de regiões do mundo ao nível do solo a partir de digitalizações de imagens capturadas por nove câmeras instaladas em carros. Com estréia programada para o segundo semestre do ano passado no Brasil, o Google Street View sofreu atraso por problema de captação de imagens. Até o momento, São Paulo, Rio e Belo Horizonte possuem o recurso.

“São 20 carros em São Paulo, dez no Rio e cinco em Belo Horizonte. As próximas cidades ainda não foram selecionadas, mas a escolha das sedes da Copa do Mundo de 2014 é um dos critérios de seleção”, conta Marcelo Quintella, gerente de produtos do Google.

O Google trabalha com prazo de seis meses para disponibilizar na web metrópoles como São Paulo. “Dependemos de condições climáticas e trânsito, mas nosso objetivo é que cada pessoa visualize parte de São Paulo em junho”, diz Quintella. Em dias de chuva, os carros não saem às ruas e por questões de segurança não sobem morros nem favelas.

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Os motoristas de cada veículo, segundo Karina Andrade, líder de operações da empresa, não têm “perfis específicos como motoristas de táxi ou caminhoneiros, por exemplo. O Google contratou pessoas que conhecem cidade, sabem o que é o Google e têm conhecimento de computador”.

Privacidade – Desde a sua criação, o Street View enfrenta problemas com a justiça em relação a medidas de proteção à privacidade do cidadão. Em alguns casos onde fazia tomada de imagens, o carro foi proibido até de circular pelas ruas. Na Grécia, a ferramenta foi proibida por uma agência de proteção do cidadão de fotografar três cidades. No Japão, diversas acusações de violação de privacidade forçaram o Google a recapturar imagens para a versão japonesa. Por conta destes problemas, há mais de um ano, o Google borra rostos de pessoas que aparecem nas imagens e não permite a visualização da placa de qualquer automóvel.

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