Mais Lidas

1. Por unanimidade, STF afasta Eduardo Cunha do mandato

Por unanimidade, STF afasta Eduardo Cunha do mandato

2. Substituto de Cunha tem nas mãos impeachment de Temer - e causa preocupação

Brasil

Substituto de Cunha tem nas mãos impeachment de Temer - e causa...

3. Delcídio deve comparecer à CCJ e comprometer Lula e Renan na Lava Jato

Delcídio deve comparecer à CCJ e comprometer Lula e Renan na Lava Jato

4. Ex de Susana Vieira vira garçom e vende artesanato na web

Entretenimento

Ex de Susana Vieira vira garçom e vende artesanato na web

5. Clientes de restaurante vegano descobrem que donos comem carne e se revoltam

Mundo

Clientes de restaurante vegano descobrem que donos comem carne e se...

6. Homem é preso nos EUA por borrifar veneno em alimentos de supermercados

Mundo

Homem é preso nos EUA por borrifar veneno em alimentos de...

7. Líder do governo no Senado classifica comissão do impeachment como 'mero rito de passagem'

Brasil

Líder do governo no Senado classifica comissão do impeachment como...

8. TSE rejeita recursos de Dilma em ação de cassação da chapa

Brasil

TSE rejeita recursos de Dilma em ação de cassação da chapa

Brasileiros descobrem estrela gêmea do Sol

Dois bilhões de anos mais velha que o Sol, a estrela CoRoT Sol 1 pode fornecer pistas sobre o futuro do Sistema Solar

- Atualizado em

CoRot Sol 1
Representação artística da gêmea solar CoRoT Sol 1 e cronologia da evolução do Sol. A CoRot Sol 1, gêmea solar mais velha já descoberta, pode ajudar nos estudos sobre o futuro do Sol(do Nascimento et al/VEJA)

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) anunciaram a descoberta da uma estrela gêmea do Sol, dois bilhões de anos mais velha. A CoRoT Sol 1, como foi chamada, é considerada um astro irmão por ter massa e composição química muito semelhantes ao Sol. Ela é a gêmea solar mais madura e distante da Via Láctea já encontrada.

Observações feitas com o uso do telescópio Subaru, operado pelo Observatório Astronômico Nacional do Japão (NAOJ), sugerem que a estrela tem cerca de 6,7 bilhões de anos, contra aproximadamente 4,5 bilhões do Sol. Dados obtidos pelo satélite CoRoT (Convection, Rotation and planetary Transits) indicam que o astro tem um período de rotação de aproximadamente 29 dias, com cinco dias para mais ou para menos, enquanto o período de rotação do Sol é estimado em 27 dias, com dois dias e meio para mais ou para menos.

A CoRoT Sol 1 se localiza na constelação de Unicórnio, a 2.700 anos-luz de distância da Terra, e seu brilho é relativamente fraco. Outras gêmeas já descobertas, mais novas do que o Sol, têm brilho 200 vezes maior do que ela.

Futuro do Sol - A descoberta de uma irmã mais velha pode ajudar os pesquisadores a estudar o futuro do Sol. "Em dois bilhões de anos, quando o Sol tiver a idade atual da CoRoT Sol 1, a radiação emitida por ele deve aumentar e tornar a superfície da Terra tão quente que não haverá mais água no estado líquido", afirma José Dias do Nascimento, professor do departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN e principal autor do estudo.

O satélite CoRoT forneceu informações sobre mais de 250.000 estrelas. A partir desse material, os pesquisadores da UFRN criaram métodos de seleção, até reduzir o número de candidatas a gêmeas solares a quatro, para que apenas uma, a CoRoT Sol 1, fosse escolhida. O número 1 indica que os pesquisadores esperam encontrar mais astros semelhantes ao Sol. "Temos uma lista de 100 boas candidatas, além de trinta que foram descritas no artigo", explica Nascimento.

A descoberta foi descrita em um artigo intitulado The Future of the Sun: An Evolved Solar Twin Revealed by CoRoT, que foi aceito para publicação no periódico Astrophysical Journal Letters.