Mais Lidas

1. Teori concede liminar e suspende Eduardo Cunha do cargo de deputado

Brasil

Teori concede liminar e suspende Eduardo Cunha do cargo de deputado

2. Ex de Susana Vieira vira garçom e vende artesanato na web

Entretenimento

Ex de Susana Vieira vira garçom e vende artesanato na web

3. Clientes de restaurante vegano descobrem que donos comem carne e se revoltam

Mundo

Clientes de restaurante vegano descobrem que donos comem carne e se...

4. Falta uma semana para descermos a rampa com Dilma, diz ex-ministro

Brasil

Falta uma semana para descermos a rampa com Dilma, diz ex-ministro

5. Atriz revela ser dublê de corpo do nude de Maitê Proença

Entretenimento

Atriz revela ser dublê de corpo do nude de Maitê Proença

6. Governistas já ensaiam discurso de oposição - e cobram até redução de ministérios

Brasil

Governistas já ensaiam discurso de oposição - e cobram até redução...

7. Suzane Richthofen deixa cadeia em saída do Dia das Mães

Suzane Richthofen deixa cadeia em saída do Dia das Mães

8. STF arquiva acusação de Delcídio contra Dilma por caso Pasadena

STF arquiva acusação de Delcídio contra Dilma por caso Pasadena

14 espetáculos astronômicos que você não pode perder

Confira os principais eclipses lunares e solares que poderão ser observados pelos brasileiros até 2020, além da belíssima transição do planeta Mercúrio

Por: Tatiana Gerasimenko - Atualizado em

• Todas as imagens da galeria:

Quem não conseguiu ver o eclipse da última quarta-feira vai ter de esperar até a próxima Copa do Mundo para ver um fenômeno igual. O próximo eclipse lunar total só será visível para os brasileiros em 2014. Mas depois dele seguem-se ao menos quatro espetáculos astronômicos até 2020.

O eclipse lunar previsto para abril de 2014 vai chamar a atenção porque será completamente visível em todos os lugares do Brasil. Diferente do último, a Lua não estará próxima do horizonte - mas bem alta - o que facilitará a observação de todas as suas etapas. Em setembro de 2015, outro eclipse lunar total presenteará os brasileiros com uma visão completa do fenômeno.

Mas o que agrada mesmo aos astrônomos é a possibilidade de observar um tipo de fenômeno mais raro: a transição de Mercúrio, ou seja, a passagem do planeta entre a Terra e Sol. Serão duas as passagens. "Vai ser interessante porque é algo raro", diz Irineu Gomes Varella, astrônomo da Escola Municipal de Astrofísica.

Por causa da distância e do tamanho de Mercúrio, o menor planeta do Sistema Solar, observadores poderão ver apenas um pontinho preto passando na frente da estrela. O uso de equipamentos astronômicos será fundamental. "Pelo menos uma luneta é necessária", diz Varella. Mas o observador não deve jamais olhar diretamente para a luz, ressalta o pesquisador, sob risco de ferir os olhos de modo irreparável. Em vez disso, devem-se projetar as imagens em uma tela ou na parede.

Hora e lugar marcados - De acordo com Samuel Oliveira, professor do Departamento de Matemática Aplicada da Unicamp, "é fácil para um astrônomo prever eclipses em detalhes", o que significa determinar exatamente a que hora ele irá ocorrer e quais lugares do mapa serão presenteados com o espetáculo. A regularidade destes fenômenos já era estudada há milhares de anos na Babilônia e na China.

"A visibilidade destes fenômenos depende das condições atmosféricas do local, mas, fora isso, as características do eclipse são independentes do clima", explica. Segundo ele, cada eclipse possui uma particularidade. O que ocorreu nesta semana foi relativamente longo em relação aos anteriores.

Agenda celeste - Confira abaixo as datas e horários dos principais eclipses lunares ou solares que poderão ser vistos no Brasil até 2020, além da transição do planeta Mercúrio.

* Eclipses lunares penumbrais, que são aqueles em que a Lua se encontra na penumbra entre o cone de sombra produzido pela Terra e a região iluminada pelo Sol, não foram incluídos na lista. Dificilmente visíveis, ocasionam apenas uma sutil mudança na cor da Lua.