Venezuela: relembre os golpes de Maduro contra a democracia

O governo venezuelano fez muitas manobras para garantir sua sobrevivência política

Nessa quinta-feira, o governo de Nicolás Maduro concretizou um duro golpe contra a democracia venezuelana. O Tribunal Supremo de Justiça do país avisou que irá assumir os deveres da Assembleia Nacional por considerar que o Congresso, de maioria opositora, está em “desacato”.

A medida tomada pelo governo venezuelano evidencia a falta de independência entre as instituições no país e justifica as denúncias de opositores sobre o caráter ditatorial do regime de Maduro. Nunca antes o poder Judiciário, controlado pelo presidente, havia assumido diretamente as funções legislativas, mas em outras diversas situações anulou decisões tomadas pela Assembleia Nacional, que desde as eleições parlamentares de 2015 é de maioria opositória ao chavismo.

Esse não foi a primeira investida do governo Maduro contra a oposição chavista – e ao que tudo indica, não será a última. O governo que protagonizou casos seríssimos de coação de eleitores nas urnas e repreende de forma violenta a população que sai às ruas para protestar contra a situação política caótica do país, já aplicou muitos outros truques contra a democracia para garantir sua hegemonia. Confira alguns dos principais episódios:

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Né golpe ñ, é só a democracia de esquerda. E Lula e Dilma são honestos tb.

    Curtir

  2. Marco Aurelio Jandelli

    Passou da hora da CIA dar um jeito de vez neste cara.

    Curtir

  3. E ai, partidos da esquerda bolivariana no Brasil? Como vcs conseguem mostrar suas faces, produzirem oratórias, ditarem alguma coisa, se sempre estiveram disfarçados, como eles, seus companheiros da esquerda insana autoritária na Venezuela? Vcs não tem vergonha das sua opções, as quais são uma afronta ao digno direito do existir e destroem países por onde orbitam?

    Curtir

  4. Francisco Martins

    Era isso que o PT queria!!!
    A Cacazuella cad vez pior!!!
    Mas para o Nine Fingers lá “tem democracia até demais”!!!
    O Brasil deveria retirar seu embaixador de Caracas, assim como todos os países anti-bobolivarianos!!!

    Curtir