Romney vence caucus em Washington

O pré-candidato Mitt Romney conquistou outra vitória na batalha republicana ao ganhar no sábado o “caucus” – assembleias do partido – do estado de Washington (noroeste), o que representa mais um impuslo ao bilionário mórmon para a “Superterça”, quando 10 estados escolherão seu candidato.

Romney se declarou vitorioso na disputa quando os resultados mostraram que estava muito à frente do ex-senador Rick Santorum e do congressista pelo Texas Ron Paul, que lutavam pelo segundo lugar.

Com 80% dos votos apurados, Romney liderava com 36%, contra 25% de Santorum e 24,6% de Paul. O ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich tinha apenas 10,9% dos votos.

“Estou estimulado por ter vencido o caucus de Washington e agradeço aos eleitores por seu apoio”, declarou Romney, depois que a maioria dos distritos anunciaram seus resultados.

“Cada dia com (o presidente) Barack Obama na Casa Branca é um dia de atraso para a recuperação da economia americana”, completou.

“Romney está mostrando uma força surpreendente nas áreas remotas”, declarou ao canal CNN Kirby Wilbur, presidente do partido no estado do extremo noroeste do país.

“Tem uma liderança sólida”, completou.

A vitória em Washington é basicamente simbólica. O estado tem direito a enviar 43 delegados à convenção republicana de agosto, mas estes serão eleitos depois e os resultados de sábado não são vinculantes.

Mas a votação em Washington aconteceu apenas três dias antes da “Superterça”, quando 10 estados escolherão o candidato republicano para a eleição presidencial de novembro.

Na terça-feira 6 de março, os pré-candidatos republicanos disputarão os estados do Alasca, Geórgia, Idaho, Massachusetts, Dakota do Norte, Ohio, Oklahoma, Tennessee, Vermont e Virginia.