Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Morre o ex-presidente de Portugal, Mário Soares, aos 92 anos

Soares foi um dos fundadores do Partido Socialista português

O ex-presidente de Portugal, Mário Soares, morreu neste sábado em Lisboa. Ele estava internado desde o último da 13 de dezembro, no Hospital da Cruz Vermelha.

Soares, fundador do Partido Socialista português e figura-chave da transição portuguesa, foi presidente de Portugal entre 1986 e 1996 e primeiro-ministro por três mandatos.

Veja também

Soares foi ministro dos dos quatro primeiros governos provisórios do Portugal democrático que iniciou oficialmente o processo de descolonização do país.

Foi ele também quem deu início ao processo de adesão de Portugal à Comunidade Econômica Europeia (CEE)  e assinou, como primeiro-ministro, o Tratado de Adesão ao grupo.

Soares, que contribuiu para a instauração da democracia em 1974 e para a integração europeia de seu país, esteve ativo na política portuguesa por quarenta anos.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Jorge Luís dos Santos

    Grande perda para Portugal. Político lendário! Figura histórica para o país.

    Curtir

  2. Grace Botelho

    Um grande homem. Foi um simbolo de luta contra o facismo em Portugal. O povo portugues deve muito a ele!

    Curtir

  3. Antonio Junior De Araujo Alexandre

    Os Socialistas estão sendo chamados. Fidel e, agora, Soares. Já foram tarde!

    Curtir

  4. José Silvério Lemos

    Uma grande perda para Portugal e um dos políticos europeus mais próximos dos brasileiros da época da redemocratização como Ulisses e Tancredo Neves!

    Curtir

  5. Comparar Mário Soares com Fidel é assinar atestado de boçalidade ou quiçá, de burrice

    Curtir

  6. É vergonhoso o desfasamento entre a análise mediática à morte de Soares e a realidade que se sente nos comentários e nas redes sociais. Nem a morte de Mobutu teve tanta ausência de contraditório. Só mostra que efetivamente a democracia em Portugal é ainda uma criança.

    Curtir