Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Igreja católica pagou R$ 500 mi em indenizações por abusos sexuais

Os pagamentos em dinheiro representaram uma média de 200.000 reais por pessoa. Mais de 3.000 pessoas foram abusadas por padres católicos no país

A Igreja católica da Austrália pagou 276 milhões de dólares australianos, o equivalente a 500 milhões de reais, em indenizações a milhares de pessoas que foram vítimas de abusos sexuais desde 1980, segundo informações dadas a uma comissão de inquérito do governo nesta quinta-feira, na primeira vez em que o valor total de compensações pago às escolas, orfanatos e residências da igreja foi revelado.

O relatório de uma comissão real a respeito de abusos institucionais disse que 3.066 vítimas receberam alguma forma de indenização de um organismo católico nos 35 anos transcorridos até 2015. Os pagamentos em dinheiro  representaram uma média de 91.000 dólares australianos por pessoa (200.000 reais). Parte das reparações não foi paga em dinheiro. A instituição que desembolsou mais foi a ordem global Irmãos Cristãos, que pagou 45,5 milhões de dólares (100 milhões de reais) australianos a 763 pessoas.

O tempo médio entre o abuso e a apresentação da queixa foi de 33 anos, disse a procuradora Gail Furness no relatório, acrescentando que “muitos sobreviventes enfrentam barreiras que os desestimulam a relatar o abuso às autoridades e à instituição na qual o abuso ocorreu”.

(Com agência Reuters)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Wilson A. Zamignani

    NA IGREJA CATÓLICA E NA CNBB SÓ TEM COMUNISTAS PEDÓFILOS E HOMOSSEXUAIS É UMA VERGONHA A IGREJA CATÓLICA SER LIGADA AOS PARTIDOS SOCIALISTAS E COMUNISTAS QUE NEM ACREDITAM EM DEUS…

    Curtir

  2. Quem foi que disse que a Igreja Católica é cristã?!

    Curtir

  3. Essa empresa tem dinheiro para pagar tranquilo, continuarão com os abusos.

    Curtir

  4. Sergio Cihgral

    Os autores destes crimes rogam para si a condição de representantes de Cristo aqui na Terra. Então, como sempre, há de se distinguir os ensinamentos de Cristo como religião e filosofia pessoal das instituições humanas que alegam serem representantes de Cristo, e em nome dele agem como agem.

    Curtir

  5. housekeeping

    pederastas

    Curtir

  6. Paulo Bandarra

    Isto deve ser apenas a ponta de um iceberg escondido pela vergonha eterna.

    Curtir