‘Fora, Peña’ reúne milhares na Cidade do México

O protesto coincide com a celebração do 106º aniversário da Independência do México, e ocorre em meio à queda vertiginosa da popularidade do presidente

Aos gritos de “fora, Peña”, milhares de pessoas ocuparam a principal avenida da Cidade do México nesta quinta-feira, para exigir a renúncia do presidente Enrique Peña Nieto. O protesto coincide com a celebração do 106º aniversário da Independência do México, e ocorre em meio à queda vertiginosa da popularidade do presidente, muito criticado por sua gestão da segurança e a corrupção no governo.

Peña Nieto é criticado especialmente pela crescente onda de violência no México, onde há milhares de desaparecidos, e pelos problemas com a economia do país. A manifestação teve um tom festivo, com os participantes entoando palavras de ordem ao ritmo das canções do recém-falecido compositor Juan Gabriel.

Leia também
Um contra todos: garoto tenta impedir manifestação homofóbica no México
No México, Trump volta a defender muro na fronteira

A passeata tentou chegar ao Zócalo, principal praça da cidade, mas foi impedida pela polícia de choque. “Não temos o que festejar no dia da Independência. Há milhares de injustiças”, disse por alto-falante Cristina Bautista, mãe de um dos 43 estudantes de Ayotzinapa, desaparecidos desde 2014.

População tomou a principal avenida da Cidade do México para protestar contra o presidente

População tomou a principal avenida da Cidade do México para protestar contra o presidente (Edgard Garrido/)

(Com agência France-Presse)