Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Facebook, Twitter e Google se unem para verificar notícias falsas

A rede de parcerias que pretende filtrar informações erradas também inclui veículos de imprensa como 'The New York Times', 'CNN' e 'BuzzFeed'

Por Da redação
Atualizado em 14 set 2016, 10h20 - Publicado em 14 set 2016, 10h03

As redes sociais Facebook e Twitter, além de importantes veículos de imprensa de todo o mundo, se uniram a uma coalizão de empresas de mídia e tecnologia para tentar filtrar notícias falsas na internet. Anunciada nessa terça-feira, a rede de parcerias que envolve gigantes da internet e respeitados veículos de imprensa é gerenciada pela organização First Draft News, que pertence ao Google, e busca analisar formas de melhorar a qualidade do jornalismo contemporâneo.

De acordo com Jenni Sargent, diretor da First Draft, a coalizão pretende treinar jornalistas, criar um “código de conduta” para as empresas de mídia e lançar uma plataforma colaborativa de verificação de informações. “Cada parceiro está comprometido em compartilhar conhecimento, desenvolver políticas e oferecer treinamento sobre como jornalistas podem usar as redes sociais para procurar e divulgar notícias”, informou o grupo em comunicado.

Leia também:
Parentes de vítimas de ataques palestinos processam Facebook em US$1 bi nos EUA
Zuckerberg diz que Facebook não vai virar empresa de mídia

Entre os parceiros que se uniram à causa estão grandes nomes da imprensa tradicional, como The New York Times, Washington Post e Le Monde, além de sites como BuzzFeed. O anúncio acontece em um momento de preocupação crescente sobre o papel das redes sociais, principalmente do Facebook, na proliferação de notícias falsas e informações duvidosas. Fundada no ano passado, a First Draft já ajudou o YouTube a filtrar conteúdo produzido por usuários, além de outros projetos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.