Ex-presidente do Peru é preso por caso Odebrecht

Ollanta Humala e sua mulher são acusados de lavagem de dinheiro relacionada a subornos da empreiteira brasileira

O juiz peruano Richard Concepción Carhuancho ordenou a prisão do ex-presidente do país Ollanta Humala e de sua mulher, Nadine Heredia, que são acusados de lavagem de dinheiro relacionada ao caso Odebrecht. O casal se apresentou às autoridades após a decisão e foi preso em Lima.

A ordem, que autoriza 18 meses de detenção para Humala e Nadine, veio após procuradores argumentarem que o casal pode fugir do Peru. O mesmo juiz já havia ordenado a prisão de um outro ex-presidente peruano, Alejandro Toledo, por acusações semelhantes. Toledo está nos Estados Unidos lutando contra pedidos de deportação das autoridades peruanas.

O procurador Germán Juárez acusou o casal Humala e Nadine de lavar dinheiro nas campanhas presidenciais de 2006 e 2011. Ele explicou que ambos receberam recursos públicos da Venezuela para a campanha de 2006, quando Humala saiu derrotado nas eleições. Em 2011, quando Humala foi eleito, a Odebrecht e a OAS contribuíram com dinheiro que seria destinado a corromper funcionários e obter licitações, segundo o procurador.

O empresário Marcelo Odebrecht declarou em sua delação que havia entregado ilegalmente 3 milhões de dólares à campanha de Humala, que negou as acusações.

No Twitter, o ex-presidente e sua mulher negaram as acusações. Humala afirmou que a decisão confirma o “abuso de poder” das autoridades e Nadine disse que “não foram apresentadas provas”.

(Com Estadão Conteúdo e EFE)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Pilantras pegos de calça arriada usam o mesmo linguajar que os petistas trambiqueiros do Brasil. Acho que vem tudo pronto no manual do corrupto……kkkkkk

    Curtir

  2. Jose Jaime Zaccarelli Sagueiro

    Que Podridão. Saiu Tudo do Fórum de SP . Isso não vai Acabar tão cedo . Muuuuita gente no Brasil e Fora vai para cadeia

    Curtir

  3. Nossa! Alguém disse q disse e prenderam o homem? Sem mais sem menos? Sem provas e sem nada? No Brasil pegam o Presidente com malas de dinheiro, encontros secretos pra trama roubos e tudo gravado e da em nada? E ai querem prender o Lula? Esse Moro é um patife.

    Curtir

  4. Fabio Andrade

    ate no peru a justica esta mais adiantada do que no brasil, somos campeoes de corrupcao, burocracia, imposto, produtos piratas, injusticas, ate quando vamos deixar este posto vergonhoso para uma nacao que a maioria trabalha duro.

    Curtir

  5. Alex Sandro Silva

    A faxina aos comunas começou. Esse peruano é o Lula de lá. O próximo a ser preso será o Humala de cá, ou seja, “u mala” dos 9,5 dedos.

    Curtir