Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Seleção feminina de handebol faz exames médicos antes de amistosos

A Seleção feminina de handebol inicia, na próxima semana, preparação intensiva visando os Jogos Olímpicos de Londres-2012. Após realizar exames médicos obrigatórios em São Paulo, nesta segunda, a Seleção enfrentará Cuba em três partidas amistosas, nos dias 23, 27 e 29 de junho, nas cidades de Vitória, no Espírito Santo, e São Luís, no Maranhão, onde atuará em duas oportunidades.

O primeiro compromisso da equipe brasileira será a bateria de exames médicos obrigatórios cobrada pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Realizado no Hospital Sírio Libanês, o exame será dividido entre segunda e terça, dias 18 e 19 deste mês, com o intuito de realizar treinamentos no ginásio do Esporte Clube Pinheiros com a metade do grupo que não estiver escalada para realizá-lo.

‘Elas começarão com exames de sangue e passarão por testes ergoespirométricos (para avaliar o potencial aeróbico), entre outros. Queremos analisar a capacidade pulmonar e cardíaca das atletas. Faremos raio-X e ressonância magnética, pois algumas vêm de tratamentos de lesões e precisamos saber como está sendo essa recuperação’, afirma Leandro Gregorut Lima, médico da Seleção.Em seguida, a equipe do técnico Morten Soubak segue para Vitória, no Espírito Santo, onde no dia 23 encara a seleção cubana pela primeira de três partidas amistosas. Nelas, Soubak seguirá o processo de análise do elenco brasileiro, composto por 18 atletas, que terá de ser encurtado para apenas catorze para a disputa dos Jogos.

‘Desta vez, como teremos o grupo dividido em dois, vamos procurar focar nos treinamentos individuais por posição. Infelizmente, temos que ir para Londres com 14 jogadoras. Elas já sabem disso desde o início e não há o que fazer. Temos que fechar o grupo em breve’, diz.

O Brasil integra o Grupo A dos Jogos Olímpicos de Londres-2012, ao lado de Montenegro, Rússia, Croácia, Grã-Bretanha e Angola. Na Chave B, estão Noruega, Espanha, Dinamarca, França, Suécia e Coreia do Sul. Os quatro melhores de cada grupo avançam às quartas-de-final, disputadas em sistema de mata-mata.