Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Seleção de handebol treina no ABC pensando no Mundial

Por AE

Santo André – A seleção brasileira feminina de handebol já vive a reta final de preparação visando o Campeonato Mundial da modalidade, que será jogado entre os dias 2 e 18 de dezembro, em São Paulo. A equipe comandada pelo técnico dinamarquês Morten Soubak está concentrada no ABC paulista desde sábado, treinando em dois períodos. Até a estreia contra Cuba, no dia 2, a equipe fará dois amistosos en São Bernardo. No sábado, às 21h, pega a Espanha. No dia seguinte, às 19h, o adversário é a Holanda.

A expectativa é que, no seu primeiro Mundial em casa, o Brasil consiga o melhor desempenho da história. “Queremos, principalmente, melhorar nossa classificação em relação ao Mundial de 2005 (na Rússia), quando ficamos em sétimo. Temos pontos a favor por jogar em casa, mas a pressão será maior. É fundamental termos concentração durante todo o tempo”, comenta a pivô Dara, capitã da seleção.

O Brasil joga a primeira fase no Grupo C, no Ibirapuera – Barueri, Santos e São Bernardo são as outras sedes. Ali, terá como adversários Romênia, Cuba, Tunísia, Japão e França. Dará acredita que o Brasil terá trabalho contra três destes times.

“Romênia e França são seleções fortíssimas, e o Japão tem um estilo de jogo diferente do que estamos acostumadas a enfrentar”. A estreia será contra Cuba, no dia 2. “Romênia e França são seleções fortíssimas, e o Japão tem um estilo de jogo diferente do que estamos acostumadas a enfrentar”, comentou a pivô.

A seleção treina em Santo André com 19 atletas. Inicialmente foram convocadas 18 jogadoras, mas o grupo ganhou mais uma integrante, a jovem central Débora Hannah, revelação do Clube Português do Recife.”Independentemente de ser relacionada para a competição ou não, estou muito feliz pela oportunidade. Sem dúvida, será uma experiência muito importante para mim”, destacou a jogadora, de apenas 18 anos.

Confira as 18 atletas convocadas. Destas, duas serão cortadas até o Mundial.

Goleiras: Chana Manson (Randers, da Dinamarca), Babi (Hypo, da Áustria) e Mayssa (Issy Paris Hand, da França)

Pontas: Alexandra (Hypo), Jéssica (Blumenau), Fernanda (Hypo) e Samira (Hypo)

Armadoras: Mayara (Mios Bigamos, da França), Ana Paula (Hypo), Francine (Hypo), Deonise (Itxaco, da Espanha), Duda (Gyor, da Hungria), Silvia (Hypo); Moniki (Metodista/São Bernardo) e Tayra (Metodista/São Bernardo)

Pivôs: Dani Piedade (Hypo); Dara (Bera-Bera, da Espanha) e Alessandra (Santo André).