Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Leão faz mistério e abre espaço para mudanças no time

Por Fernando Faro

São Paulo – Às vésperas das partidas que podem definir a sorte do São Paulo no primeiro semestre, Emerson Leão resolveu esconder o jogo e não quis confirmar a equipe que enfrenta a Ponte Preta nesta quinta, em Campinas, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil. A principal dúvida do treinador diz respeito ao esquema tático. Após começar o ano no 4-4-2, o São Paulo passou a utilizar três atacantes nas últimas atuações e agora cogita regressar ao esquema anterior.

O duelo contra o Santos, válido pela semifinal do Campeonato Paulista é o principal motivo da dúvida. Foi justamente contra o rival que o Tricolor fez sua melhor partida no ano (venceu por 3 a 2) e existe o receio de que uma formação mais agressiva dê espaços para Neymar e Ganso deitarem e rolarem na armação de jogadas.

Quem tem mais chances de ganhar uma oportunidade é Casemiro. O volante vem se destacando em todas as partidas da equipe e não só reforça a marcação no meio como também dá mais uma opção de qualidade na saída de bola pelo meio. Questionado sobre as chances do jogador voltar à equipe titular, Leão foi evasivo. “Não tenho dúvidas sobre a escalação. Vocês querem saber as coisas muito depressa, prematuramente (risos). Ainda temos tempo, não precisamos ter pressa, é necessário tranquilidade”, afirmou.

A única dica dada pelo treinador é que a partida contra a Ponte pode ser um “treino” para a semifinal do Estadual. Como o primeiro duelo pela Copa do Brasil é fora de casa e contra um adversário que deve partir para o ataque, pode servir como laboratório para a decisão do domingo, que é em jogo único. “Existe a possibilidade de uma mesma equipe ou uma modificação como preparação para a próxima partida. Temos dois jogos contra a Ponte, contra o Santos é um. Precisamos jogar com inteligência o primeiro e ir com tudo no Paulista”, explicou.

Suspenso contra o Santos, Luis Fabiano é nome certo para o ataque no Moisés Lucarelli. Caso Leão opte por Casemiro na equipe, Fernandinho é o mais cotado para perder a vaga.