Douglas volta ao Barça: o destaque do Dia da Mentira na Espanha

Lateral brasileiro, que foi emprestado pelo clube catalão após fiasco em duas temporadas, foi protagonista de uma notícia falsa no "Dia dos Inocentes"

Já é uma tradição no dia 28 de dezembro: jornais do mundo todo espalham noticias falsas para celebrar o Dia dos Santos Inocentes – data comemorada na Espanha e em suas ex-colônias na América e que equivale ao dia Dia da Mentira brasileiro, celebrado em 1º de abril. Nesta quarta-feira, o lateral Douglas foi protagonista da “inocentada” (como são chamadas as invenções) mais comentada do futebol espanhol. O jornal catalão Mundo Deportivo informou que o contestado jogador brasileiro deve retornar ao Barcelona em 2017 – novidade que rapidamente “assustou” os torcedores da equipe.

A notícia até começa de forma bastante verossímil, já que o Barcelona realmente procura urgentemente um lateral-direito depois da saída de Daniel Alves (hoje na Juventus) e das lesões de Aleix Vidal. Por enquanto, apenas o meia Sergi Roberto, improvisado, ocupa o setor. Além disso, Douglas tem tido boas atuações em seu novo clube, o Sporting Gijón, e seria a melhor opção pois “não custaria nem um euro, não tem alto salário, conhece a casa e seria recebido de braços abertos pelo vestiário, a começar por Neymar.”

O defensor Arbeloa, do Real Madrid, divide lance com Messi, do Barcelona

Arbeloa, o anti-Barça, contra Lionel Messi (Fernando Alvarez / TP / Fotoarena/VEJA)

Fica claro, no entanto, que se trata de uma brincadeira quando a segunda opção é informada: Alvaro Arbeloa. O lateral espanhol formado no Real Madrid é conhecido por sua rivalidade com o Barcelona e a Catalunha – foi protagonista de diversas discussões com o zagueiro Gerard Piqué, do Barça. O jornal ainda tripudia ao dizer que conta a favor de Arbeloa a sua “habilidade com a bola nos pés” – algo que jamais esteve entre suas virtudes.

Por fim, o jornal deixa claro que a notícia não passa de uma “inocentada” ao dizer que o Barcelona colocaria um acompanhante para se sentar ao lado de Douglas na viagem de volta à Catalunha, para evitar uma nova lesão no glúteo. Em setembro, foi noticiada a inusitada contusão do jogador, que teria dormindo de mau jeito numa viagem de ônibus. Ele negou.

Douglas, que teve certo destaque no Goiás e no São Paulo, chocou o mundo ao ser comprado pelo Barcelona em 2014. Ele disputou apenas oito partidas pelo Barcelona e sofreu seis lesões – passou 239 dias fora de combate, segundo o diário Sport. O clube catalão emprestou Douglas ao Gijón sem custos e, segundo a imprensa espanhola, segue bancando integralmente seu salário. Ele marcou um gol por sua nova equipe, que ocupa a 18ª colocação, na zona de rebaixamento, do Campeonato Espanhol. 

A “notícia” do provável retorno de Douglas ao Barcelona foi replicada por diversos sites do Brasil. Os atletas do país, inclusive, costumam ser protagonistas do Dia dos Inocentes. Nos últimos dois anos, Ronaldinho Gaúcho virou piada no México e no Uruguai.