Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brasil anuncia avanços na construção dos estádios a 2 anos da Copa do Mundo

Rio de Janeiro, 12 jun (EFE).- Exatos dois anos para o início da Copa do Mundo, o Brasil divulgou nesta terça-feira que houve avanços nas obras de construção e reforma dos 12 estádios em que serão disputados o torneio.

A presidente Dilma Rousseff, garantiu que todas as obras estarão concluídas no prazo estipulado. No início desta semana, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, visitou estádios, o Maracanã e a Arena da Baixada, especificamente, garantindo que mais de 50% das obras estão concluídas.

A lentidão nos avanços com os estádios e a falta de aprovação da Lei Geral da Copa eram os principais motivos de divergência entre a Fifa e o governo brasileiro, até semanas atrás.

Atualmente, as duas partes vivem em lua-de-mel graças ao avanço das obras, constatado nas últimas visitas dos inspetores da Fifa, e a aprovação da legislação especial para a competição, que atende algumas exigências da entidade máxima do futebol mundial, inclusive a possibilidade da liberação da venda de bebidas alcoólica nos campos.

A presidente aproveitou a coluna que escreve em diversos jornais às terças-feiras, pra anunciar que ‘várias medidas em curso garantirão que as obras necessárias para o Mundial estejam concluídas em 2014’. Dilma ainda ressaltou o trabalho de 25 órgãos federais responsáveis pelo planejamento e a execução das obras.

A chefe do Executivo lembrou que o Governo federal financiará a maior parte dos investimentos de cerca de R$ 12 bilhões. Ao todo, serão realizados 51 projetos de transporte público nas 12 cidades sede, incluindo metrôs, corredores exclusivos para ônibus, veículos leves sobre trilhos e terminais.

A esperança da realização de uma grande Copa é compartilhado pelo presidente da CBF, José Maria Marin, citado em comunicado divulgado pela Fifa. ‘O mundo pode ter certeza de que o Brasil está trabalhando muito para oferecer um grande Mundial em 2014’, afirmou. EFE

cm/bg