Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Silvio Santos faz ‘tutorial’ para ensinar a sintonizar TV digital

SBT foi um dos três canais abertos que romperam com as operadoras de TV fechada por reivindicar maior repasse do valor pago pelos assinantes

Não consegue mais acessar o SBT pelo menu da operadora de TV paga? Não seja por isso: Silvio Santos explica como ter o sinal digital de televisão em casa — e o canal dele no seu televisor. Em vídeo de 1 minuto publicado nos perfis oficiais do SBT nas redes sociais (abaixo), o Homem do Baú relembra seus tempos de vendedor de rua e anuncia que uma antena digital custa de 29 a 49 reais — “o preço está subindo porque a procura é enorme” — e pode ser comprada pela internet ou na Santa Ifigênia, rua que concentra o comércio popular de itens de informática, em São Paulo.

“Você vai na Santa Ifigênia e compra essa anteninha aqui. Só de fio, ela tem cinco metros. Você coloca atrás da televisão, é facílimo. Tem até um ímã, você pode colocar na porta e pronto. Ele fica preso e você assiste à televisão. Olha a imagem do SBT que nós estamos pegando aqui“, diz o apresentador no vídeo.

A cidade de São Paulo, vale lembrar, foi uma das primeiras do país a desligar o sinal analógico, no final de março. Foi por ocasião desse desligamento que o SBT, a Record e a RedeTV! deixaram os catálogos das operadoras de TV paga, às quais vinham reivindicando um repasse da mensalidade paga por seus assinantes. O argumento dos três canais, reunidos em uma empresa batizada de Simba, é que fornecem seu conteúdo de graça às operadoras, que se recusam a pagar o que eles pedem.

O impasse levou as três emissoras a deixar a TV fechada e perder audiência, que agora está sendo retomada — e, com o vídeo de Silvio Santos, que viralizou, essa audiência pode até, quem sabe, ficar maior do que era antes da saída dos canais do menu das operadoras.