Madonna promete hits, troca de figurinos e pirotecnia

Cantora inicia neste domingo no Parque dos Atletas, no Rio de Janeiro, a turnê brasileira de ‘MDNA’. Depois, segue para São Paulo e Porto Alegre

Os ingressos para ver Madonna no Brasil podem até ser vendidos em esquema de saldão pela produtora dos shows, a Time for Fun, mas isso nada tem a ver com a apresentação em si. Madonna sabe montar espetáculos como ninguém na música pop, e a turnê MDNA, com a qual ela faz quatro shows no país a partir deste domingo no Rio de Janeiro, onde canta no Parque dos Atletas, é um forte exemplo disso.

LEIA TAMBÉM:

LEIA TAMBÉM: Depois de Lady Gaga, Madonna faz saldão de ingressos

Madonna abre turnê latino-americana no México

A turnê já foi elogiada por críticos como o jornalista Jon Pareles, do jornal The New York Times, conhecido por ser linha dura. Pareles escreveu que o show é uma produção surpreendente e que dá uma amostra da energia e da criatividade de Madonna. Além de ser visualmente empolgante, com uma enorme troca de roupas ao longo da apresentação, que a cantora abre vestida de líder de torcida sexy, é uma das melhores turnês recentes da artista em termos musicais. Isso em grande parte porque o disco que dá nome à turnê, lançado em março deste ano, é um dos melhores de Madonna em anos.


O disco é ótimo, novo e está à venda, mas nem por isso a cantora procura empurrá-lo goela abaixo dos fãs. Ela sabe que muitos dos que vão vê-la a admiram por sua extensa carreira, e não necessariamente conhecem seus últimos sucessos. Uma postura diferente da de Lady Gaga, que acaba de passar pelo país com uma turnê composta sobretudo por músicas novas.

Madonna faz questão de intercalar faixas do álbum MDNA, como Girl Gone Wild, Gang Bang e Give Me All Your Luvin’, aos seus maiores hits, como Express Yourself, Papa Don’t Preach, Vogue e Like a Prayer, em um recorte preciso de sua carreira. A quantidade de dançarinos que a acompanham em suas coreografias também é impressionante – são mais de vinte, e todos, assim como a cantora, trocam de roupa de acordo com a música e a coreografia.


Lucro – A parte sul-americana da turnê MDNA, que encerra o giro de Madonna pelo mundo, pode até não ter os resultados financeiros esperados, mas isso não se aplica ao lucro já obtido em outros continentes, como Ásia, Europa e América do Norte. Com os shows, a cantora obteve até agora cerca de 242 milhões de dólares – é provavelmente a turnê mais lucrativa do ano – e isso sem contar os valores registrados na América Latina.

Madonna se apresenta neste domingo no Rio de Janeiro, no Parque dos Atletas, nos dias 4 e 5, em São Paulo, no Estádio do Morumbi, e no dia 9, em Porto Alegre, no Estádio Olímpico. Ainda há ingressos para todos os shows em alguns setores principais.