2014 pode ser o primeiro ano sem disco de platina nos EUA

O certificado entregue desde 1976 premia os álbuns com mais de 1 milhão de cópias vendidas no país

A pouco mais de dois meses do fim, o ano de 2014 corre o risco de acabar com o melancólico título de primeiro da história sem disco de platina nos Estados Unidos. Em outras palavras, isso significa que nenhum cantor ou banda terá alcançado a marca de 1 milhão de cópias vendidas de um álbum, número necessário, no mercado americano, para se conquistar a platina. O certificado é entregue pela Associação da Industria Fonográfica Americana (RIAA) desde 1976, quando o álbum Greatest Hits 1971 – 1975, do Eagles, foi o primeiro a ser laureado.

Nos EUA, os discos mais vendidos no ano até o momento são a trilha sonora da animação Frozen, o álbum de Beyoncé que leva o nome da cantora e Pure Heroine, de Lorde. Os três foram lançados em 2013 e ganharam disco de platina, mas por vendas feitas ainda no ano passado. Os mais bem sucedidos de 2014 são Outsiders, do cantor country Eric Church, e Ghost Stories, do Coldplay, que não conseguiram sequer atingir a marca de 700 000 cópias.

Leia também:

Beyoncé vende 1 milhão de cópias de novo álbum

‘Frozen’ desbanca Beyoncé do primeiro lugar na Billboard

Ainda há tempo, no entanto, para que o cenário mude. A cantora Taylor Swift – disco de platina em 2012 com o álbum Red -, lança seu disco 1989 nesta terça-feira, e o Foo Fighters, sai com Sonic Highways em 10 de novembro. Eles são apontados como candidatos a ultrapassar a marca dos sete dígitos em vendas. As cantoras Adele, Rihanna e Lady Gaga também podem surpreender com um novo projeto, seguindo a fórmula lançada por Beyoncé no final de 2013.

No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Produtora de Discos (ABPD), onze álbuns receberam o disco de platina este ano. Mas o volume de vendas necessário para o certificado, aqui, é modesto: 80 000 cópias. Entre os artistas internacionais que ganharam a platina no Brasil estão Bruno Mars, Beyoncé e One Direction, enquanto Luan Santana (com dois álbuns), Victor & Léo, a cantora Bruna Karla, Zeca Pagodinho, Anderson Freire e o Padre Reginaldo Manzotti compõem a lista dos artistas nacionais. O compilado dos sambas de enredo do Carnaval 2014 também recebeu o certificado.