Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Série traz dicas, curiosidades e informações sobre o Enem

Reportagens trarão, entre outros, os cursos mais fáceis de entrar nas maiores universidades, como usar o exame em Portugal e possíveis temas de redação

Nos domingos, dias 5 e 12, mais de 7,5 milhões de estudantes participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o maior processo vestibular do país. VEJA publica até o dia 1º de novembro uma série especial de reportagens com curiosidades, dicas e informações sobre a principal porta de entrada de estudantes brasileiros em instituições de ensino do país.

Entre outras questões, os textos abordam como usar o exame para entrar em faculdades de Portugal, os cursos mais fáceis de entrar e os mais disputados nas dez maiores universidades públicas do Brasil, curiosidades sobre questões do ano anterior, os assuntos que podem ser tema da redação deste ano e dicas de estudantes que conseguiram nota 1 000 no exame.

Abaixo, as reportagens: 

Enem - Vestibular - Universidade - Educação

Cinco assuntos que podem ser tema da redação do Enem 2017

Sair-se bem na redação do Enem é um diferencial que pode definir o futuro do estudante. Um desempenho excelente nessa parte da prova garante uma nota maior do que gabaritar nas áreas objetivas do exame. Isso acontece porque a metodologia de correção permite que o aluno obtenha até 1.000 pontos na redação, o que dificilmente se dá nas demais seções da prova.

Ao contrário da Fuvest, que seleciona temas universais e atemporais, o Enem foca assuntos atuais que estejam em evidência no Brasil. A professora do laboratório de redação do Colégio Objetivo, Maria Aparecida Custódio, ressalta que, historicamente, o Enem contempla questões de responsabilidade tanto do poder público quanto da sociedade, como foi o caso no ano passado, quando abordou a intolerância religiosa.

Leia a reportagem completa aqui.


Universidade de Coimbra, em Portugal

Estudantes portugueses na Universidade de Coimbra. (Caio Guatelli/VEJA)

Quais universidades portuguesas aceitam o Enem no processo seletivo?

Desde 2014, o resultado no Enem pode levar o estudante brasileiro ainda mais longe. Foi a partir deste ano que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entidade ligada ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), começou a fazer acordos com universidades portuguesas de aproveitamento dos resultados do exame para ingresso em suas graduações. Hoje são 27 instituições de ensino superior de Portugal conveniadas.

O participante do Enem não precisa realizar prova de admissão nessas universidades, apenas apresentar as notas obtidas. A pontuação mínima exigida varia de acordo com a instituição e o curso – que muitas vezes têm mestrados integrados à graduação.

Leia a reportagem completa aqui.

Enem - Vestibular - Universidade - Educação

As dez questões mais difíceis do Enem. Você saberia respondê-las?

As questões mais comentadas nas horas e dias seguintes às provas do Enem são sempre as mais complexas – ou aquelas que tinham “pegadinhas”. “As questões mais difíceis costumam trazer uma problematização que, em geral,  não é diretamente acessível ao estudante, motivo pelo qual ele deve desenvolver um raciocínio interpretativo”, acredita o professor Felipe Ribeiro, do sistema de ensino COC by Pearson. E isso vale também para questões que abrangem conhecimento em matemática ou física, por exemplo, e não envolvem, necessariamente, cálculos.

A pedido de VEJA, professores de cursinhos indicaram as questões que consideraram mais difíceis ou confusas de cada área de conhecimento na última edição do Enem. Você saberia respondê-las?

Leia a reportagem completa aqui.


O que levar para comer no Enem 2017

O que levar para comer no Enem e no vestibular

Uma prova com centenas de questões que exigem o máximo do intelecto, cinco horas e meia de duração em um dia e quatro horas e meia no outro, pode ser considerada uma maratona. E os estudantes do Enem precisam estar fisicamente preparados.

Uma das dúvidas mais comuns é que tipo de alimento levar para comer durante esse exame e também nos demais vestibulares. A nutricionista clínica e professora da FMU Renata Giudice de Oliveira Lewis indica as melhores opções de comidinhas e o que deve ser evitado.

Leia a reportagem completa aqui.


Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (//iStock)

Os cursos mais fáceis de entrar nas melhores públicas do Brasil

Se o seu sonho é estudar na USP, na Unicamp ou em outra universidade de ponta do país, mas desanima ter de entrar na disputa pelos cursos mais concorridos, talvez encontre entre as graduações menos populares uma opção interessante – e fácil.

Abaixo listamos as dez melhores universidades públicas do Brasil (segundo o Ranking Universitário Folha 2017) e seus cursos menos procurados. A temida matemática e carreiras relacionadas ao meio ambiente figuram entre aquelas com menor relação candidato-vaga em mais de uma instituição.

Leia a reportagem completa aqui


Enem - Vestibular - Universidade - Educação

As 10 questões mais fáceis do Enem. Você saberia respondê-las?

O primeiro Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi realizado em 1998. Ao longo de quase duas décadas, um perfil de prova foi se definindo e características comuns foram notadas, o que hoje faz professores e alunos se referirem a certos temas e questões como “a cara do Enem”.

A recuperação de ecossistemas degradados é, por exemplo, assunto recorrente da seção de Ciências da Natureza do exame. Em Ciências Humanas, há uma ênfase em urbanização. Em Linguagens e Códigos, questões de interpretação de texto e metalinguagem costumam sempre aparecer. E em Matemática, assim como nas demais áreas, o uso de imagens para estabelecer relação com informações é bem comum. “As questões mais fáceis geralmente envolvem conteúdos bastante trabalhados em aula, com ocorrência relativamente alta em vestibulares”, comenta Felipe Ribeiro, professor do sistema de ensino COC by Pearson.

A pedido de VEJA, professores de cursinhos indicaram as questões que consideraram mais fáceis de cada área de conhecimento na última edição do Enem. Você saberia respondê-las?

Leia a reportagem completa aqui.


Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (Perri/ Unicamp/Divulgação)

Os cursos mais concorridos nas melhores públicas do Brasil

A tradição ainda fala mais alto na escolha da carreira. Atualmente, direito é a graduação mais popular no Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) e medicina ainda é a mais concorrida, especialmente nas universidades federais e estaduais. Nessa escolha também pesam a alta empregabilidade e a alta média salarial da carreira.

Entre as dez instituições públicas consideradas as melhores do Brasil (de acordo com a mais recente avaliação do RUF), nove têm o curso de medicina como o mais difícil de ingressar. O da Unesp é o mais disputado, com 266,2 candidatos por vaga na última seleção. Um pouco mais fácil – mas não muito – é conseguir ser aprovado na Universidade Federal do Paraná.

Leia a reportagem completa aqui.