Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Inscrições para o Enem 2013 começam nesta segunda

Taxa de inscrição é de 35 reais. Prova está marcada para 26 e 27 de outubro. Confira regras do exame e mudanças na correção da redação

Começou nesta segunda-feira o período de inscrições para a edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados em participar da avaliação federal – que será realizada nos dias 26 e 27 de outubro – têm até as 23h59 (horário de Brasília) do próximo dia 27 para se inscrever via internet, na página de inscrição do Enem.

Leia também:

MEC endurece regras de correção do Enem

Enem: mudança é positiva, mas não basta, diz especialista

A previsão do MEC é que cerca de 6,1 milhões de estudantes se inscrevam para realizar a avaliação. Em 2012, foram registrados 5,7 milhões de inscrições e 4,2 milhões de participantes.

Provas – No sábado, dia 26 de outubro, os candidatos terão 4h30 para responder a noventa questões de múltipla escolha das áreas de ciências humanas e ciências da natureza. No domingo, 27, será a vez da redação e das provas de linguagem e matemática, também totalizando noventa questões. O tempo máximo de permanência na sala será de 5h30.

O edital do exame é bastante rígido e proíbe o candidato, por exemplo, de levar lápis e borracha para o local de prova; canetas só podem ser pretas e de material transparente. Para evitar contratempos, confira na lista a seguir oito regras do Enem:

Mudanças – Para este ano, o MEC determinou mudanças importantes na correção da redação. O objetivo da pasta é evitar que candidatos utilizem suas provas para fazer gracinhas e debochar da banca corretora, a exemplos dos estudantes que na última edição escreveram receita de macarrão instantâneo e hino de clube de futebol e conseguiram 560 e 500 pontos, respectivamente. Confira as mudanças na correção: