Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Enem 2013: os oito erros mais comuns na redação

Professores apontam falhas que os candidatos da avaliação federal cometem com mais frequência na prova de dissertação. Saiba como evitá-las

Leia também:

Manual do Candidato do Enem: O que fazer na inscrição, na prova e na matrícula

Temas da atualidade que podem cair no Enem e vestibulares 2013/2014 Enem 2013: temas para treinar para a redação Dez passos e 20 questões para escolher uma carreira no Enem e nos demais vestibulares Raio-x do Enem: os conteúdos mais cobrados desde 2009 Seis formas de usar a nota do Enem rumo à universidade Videoaulas do Curso Pré-Enem O mapa do Enem: Universidades que usam as notas da avaliação na seleção de alunos Como é calculada a nota do Enem

Ao produzir uma redação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o estudante precisa ter em mente as cinco competências avaliadas pela banca responsável pela correção. A primeira delas é o domínio da norma padrão da língua escrita. É essa competência que concentra a maior parte dos erros, segundo aponta um time de professores de cursinhos que, a pedido de VEJA.com, lista as falhas mais comuns dos estudantes na prova de dissertação.

Leia mais

Microcurso de redação para o Enem

Compreensão do tema proposto pela banca examinadora, capacidade de organizar e relacionar informações, construir argumentos e elaborar uma proposta de intervenção ao problema apresentado são as demais competências avaliadas na redação. O estudante não deve descuidar de nenhuma delas.

Confira a seguir os oito principais erros cometidos por participantes nas provas de dissertação do Enem. Leia também orientações dos especialistas para evitar os deslizes.