Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Abril Educação lança programa de ensino de liderança

Método baseado em livro ensina crianças a estabelecer metas

A Abril Educação, em parceria com a FranklinCovey International, multinacional especializada em treinamento, acaba de lançar um programa para escolas voltado ao estímulo da liderança em crianças e adolescentes de 6 a 14 anos. O método, batizado Líder do Futuro, não substitui disciplinas da grade escolar nem cria novas. Ele introduz uma forma diferente de ensinar o conteúdo regular a partir de princípios de liderança.

Leia também:

‘Liderança é a alavanca que impulsiona melhorias’

‘Pais e professores precisam se queixar menos e cooperar mais’

Gustavo Ioschpe: ‘Nossa escola não é feita para dar certo’

“O objetivo não é formar presidentes, mas pessoas que possam liderar a própria vida, já que acreditamos que todo mundo pode ser líder”, diz Sean Covey, vice-presidente da FranklinCovey e criador do programa, que se baseia no livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen Covey. Adotado em cerca de 1.300 escolas de países como Chile, Cingapura, China, Espanha e Estados Unidos, o programa visa estimular a pró-atividade e ensinar os alunos a estabelecer metas e prioridades.

A princípio, o método deve ser oferecido a escolas que já adotam os sistemas de ensino da Abril Educação (Anglo, Ser, Maxi e pH). Segundo Manoel Amorim, presidente da Abril Educação, o custo para implementação do programa em cada escola é de 3.000 reais, além de 150 reais por ano por aluno – o que inclui treinamento de professores e material didático. A médio prazo, diz Amorim, o sistema será expandido para escolas públicas, por meio de parcerias com governos.

A Abril Educação faz parte da holding Abrilpar, da família Civita, que detém também o controle da Abril S.A., que comanda o Grupo Abril – responsável pela publicação de VEJA.