Havaianas a R$ 109: quanto custam produtos brasileiros lá fora

Em reais, preços aqui são menores que no exterior - mas, se não pagássemos tantos impostos, ícones da economia nacional seriam ainda mais baratos

Ao entrar em um supermercado para comprar uma garrafa de cachaça para fazer a caipirinha do churrasco de domingo, o brasileiro pode desembolsar em torno de 20 reais. Nos Estados Unidos, a mesma garrafa chega a custar mais de 70 reais. A diferença é grande, mas engana-se quem acha que estamos em “vantagem” nessa comparação: nos Estados Unidos, a carga tributária sobre bebidas destiladas, os chamados spirits, pode ficar em torno de 20%, dependendo do estado. No Brasil, essa carga é de impressionantes 81,87%.

Em outras palavras: tradicionais produtos nacionais, como café, cachaça ou uma prosaica água de coco, até podem custar lá fora, em reais, mais do que aqui, mas a verdade é que eles deveriam custar muito menos no Brasil se não pagássemos tantos impostos. De cada 100 reais produzidos pelo país, 34,21 reais são recolhidos em forma de tributos, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

Abaixo, um comparativo de preços de tradicionais brasileiros aqui e lá fora. Em todos, o preço em reais é menor no Brasil que no exterior – mas ele poderia ser ainda mais baixo, não fossem os tributos que nos castigam.

Fontes: consultoria Mercer, IBPT, site Zoom, redes varejistas e Banco Central. Cálculos feitos com base na taxa de câmbio de 10/11/2016

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Manoel Silva

    povo q gosta do socialismo tem q pagar tudo mais caro e viva nosso pais de m……

    Curtir

  2. Paulo Ricardo Herrmann

    Veja Mente grotescamente nesta reportagem e uma lastima ver uma revista que ja foi muito conceituada cair neste nivel.

    Curtir

  3. E….se soubermos que lá na Europa, USA, Japão, etc…o salário minimo ultrapassa 5 Mil Reais veremos que o preços cobrados por lá são menores que os daqui mesmo sendo os que foram mencionados na reportagem…

    Curtir

  4. Alex Cardozo

    quem vai querer tomar Café Pilão que é amargo e queimado quando existem cafés bem melhores da Costa Rica e Colombia.

    Curtir

  5. Felipe Arcanjo

    Pilao eh um dos melhores.

    Curtir

  6. Alex Cardozo

    Pilão pode ser melhor no Brasil mas lá fora nem se acha e aqui tem café importado no Starbucks que dá de 10 a zero o café nacional.

    Curtir