Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Seis provas de que seu cachorro te ama

Um estudo publicado na última quinta-feira (dia 16) na capa da revista americana Science revelou similaridades biológicas entre o vínculo de cachorros e seus donos e o laço afetivo de mães e filhos. Segundo a pesquisa, o contato visual entre o homem e seu pet cria um ciclo vicioso que libera ocitocina no cérebro dos dois, hormônio responsável pela forte empatia entre pais e filhos (por isso, apelidado de hormônio do amor).

Funciona assim: o cão olha para o seu dono, que percebe o contato. Apenas essa interação já faz com que a ocitocina seja liberada no cérebro do homem, o que o leva a demonstrar carinho, tocando ou mesmo conversando com o pet. O contato físico, por sua vez, libera o hormônio também no cérebro do cachorro, fazendo com que ele intensifique o contato visual com o dono.

“É preciso lembrar que cachorros não criam esse laço logo de cara. É consequência de todo o tempo gratificante que passaram antes com seus donos, que serviu de alicerce para uma relação familiar”, disse ao site de VEJA o japonês Takefumi Kikusui, professor de medicina veterinária da Universidade de Azabu e um dos autores do estudo.

Além deste, os resultados de outros cinco estudos corroboram a tese de que, sim, o seu cachorro te ama. Veja abaixo: