Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

TRF proíbe Lula de gravar depoimento: ‘Pedido sem lógica’

Defesa do ex-presidente havia recorrido à segunda instância para poder filmar com equipe própria o interrogatório desta quarta-feira

O juiz do Tribunal Regional Federal da 4ª Região Nivaldo Brunoni negou nesta terça-feira pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para fazer uma gravação autônoma do interrogatório que acontecerá nesta quarta-feira — será a primeira vez que o petista ficará cara a cara com o juiz Sergio Moro na condição de réu na Lava Jato.

Brunoni considerou a solicitação “inusitada” e “sem lógica” e contestou a “frequente utilização” do habeas corpus pelos advogados de Lula. Mais cedo, ele havia indeferido outro pedido da defesa para suspender o processo em que é acusado de receber favores da empreiteira OAS por meio de reformas num tríplex no Guarujá (SP), o que poderia adiar o depoimento marcado para as 14 horas desta quarta-feira.

“As gravações de audiência já passam de uma década e, até hoje, nunca transitou por este tribunal inusitado pedido, tampouco notícia de que a gravação oficial realizada pela Justiça Federal tenha sido prejudicial a algum réu”, escreveu o magistrado. Ele prosseguiu, dizendo que é “desarrazoada” a alegação dos advogados de que o modo padrão de captação de imagem e som de audiências viole a presunção de inocência. “De rigor, nem sequer existe pertinência lógica entre uma coisa e outra”, completou.

O juiz ainda frisou que pedidos desse tipo nunca foram feitos em três anos de Lava Jato e nem nas 197 Varas do criminais e cíveis da 4ª Região. Lançando mão do mesmo argumento, Moro já havia rejeitado a solicitação. A defesa, no entanto, recorreu à segunda instância (TRF4) para tentar conseguir fazer a gravação com uma equipe própria.

Veja também

Na decisão, o juiz responsável pela Lava Jato na primeira instância disse que o propósito de Lula, com a filmagem, era transformar o depoimento — “um ato normal do processo” — em um “evento político-partidário”. Os advogados se queixavam de que o foco da câmera exclusivo no acusado, que é padrão em oitivas de testemunhas e réus dos fóruns do Paraná, geraria uma “imagem negativa” e “inferiorizada” de Lula.

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Silvia Valle

    O Que mais eles querem? Que o depoimento seja no Triplex para que ele se sinta em casa????

    Curtir

  2. Eu acho que ele vai se reservar o direito de falar apenas em juízo. Vai amarelar, com certeza.

    Curtir

  3. É dificil pra unlm sujeito como este que tem o ego na lua admitir que a casa caiu, foi desmascarado e vai preso vom certeza apenas uma questão de tempo.

    Curtir

  4. antonio viramundo

    Tenho que concordar,”os néscios perderam a vergonha”!

    Curtir

  5. Jarbas N. Cavalcante

    Anotem aí: O molusco não vai comparecer à audiência. Os advogados apresentarão um atestado médico (diarreia incontrolável).

    Curtir

  6. Andreia Leite

    Pelo menos dos advogados esperava-se um limite, senão moral que fosse “apenas” pelo respeito as sua próprias biografias. Não estão fazendo nenhuma real defesa, estão agindo como seu cliente sempre o fez: desrespeitam tudo e todos, o que importa é o dinheiro. Ou alguém que pense, independente do resultados dessa chicanas jurídicas, acredita na inocência do molusco?

    Curtir

  7. Otávio Machado

    Vendo a imagem do lula em primeiro plano – desgastada , com marcas na pele, no nariz – dá para perceber o terror dele de se apresentar presencialmente sem maquilagem, sem “seu fotógrafo” que editaria o material coletado com as poses mais cinematográficas, frisaria as mentiras ditas com muita convicção – dando-lhes um certo foro de verdade, afinal, em sendo o homem mais honesto do planeta, a verdade lhe cairia bem em cada imagem, gracejo, ameaça, auto-piedade e auto-flagelização’, ora rei, ora pastor, substituto de Jesús no planeta Terra, macho-petista (quando pergunta “Cadê as mulher de grelo duro lá do nosso partido?”… enfim, transformar o pior do lula em uma farsa de algo melhor do que todos os outros – para quem usem e “abusem de seu nome em vão”, contanto que votem nele e o adorem, sicários da seita do nine!

    Curtir

  8. Fábio Luís Inaimo

    A ” imagem negativa de Lula” não é por causa da câmera, é o seu mau caráter mesmo!!

    Curtir