Sem gênero: PUC inaugura banheiro unissex

Instituição afirmou que a medida não é voltada a nenhum público específico

O casal de amigos conversa no corredor da faculdade enquanto ambos caminham. Calças jeans rasgadas, tênis, livro na mão. Falam sobre como inserir a Revolução Francesa em um trabalho, mas não dá para ouvir o fim da conversa. Juntos, rapaz e moça entram no mesmo banheiro e continuam o papo.

A cena ocorreu nesta segunda (14), na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Na estreia de primeiro banheiro unissex, na sua unidade de Perdizes, zona oeste, a instituição afirmou que a medida não é voltada a nenhum público específico e sim à comunidade como um todo.

O banheiro unissex é um dos toaletes espalhados pelo campus. Fica no primeiro andar do chamado prédio novo, diferenciado apenas por uma placa com desenhos de um homem e uma mulher estilizados.

A estudante de Letras Luana Gonçalves, de 19 anos, aprovou a medida, que, segundo ela, atendeu pedido da comunidade acadêmica. “O bom é que a reitoria não anulou os banheiros masculino e feminino. Ela manteve, mas criou esse novo, para quem quiser usar”, disse. Para Luana, a nova instalação é uma “evolução” que fará bem ao meio acadêmico.

A adoção de banheiros unissex vem na esteira do fortalecimento de discussões de gênero. A demanda dos defensores da ideia é que alunos trans possam utilizar o espaço sem constrangimentos ou prejuízos.

A estudante de Letras Beatriz Frade Inácio, de 21 anos, afirma ter lido comentários negativos à iniciava nas redes sociais. “São de meninas que ficaram com medo de assédio, mas a maioria aprovou.” Beatriz destacou que quem não quiser não precisa usar o unissex e lembrou que, nas baladas, o formato é comum.

Em sua página no Facebook, a PUC afirma que, de olho na diversidade de sua comunidade, “composta por alunos, professores e funcionários, buscou contemplar a todos” com o banheiro.

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. elias pereira

    Os estupradores agradecem kkkk

    Curtir

  2. José Esmeraldo Dantas

    Aguardem, pois em breve teremos notícias da “instituição”.

    Curtir

  3. Alex Cardozo

    Instituição Vermelha da Igreja Bestolica Bolivariana, não representa os cristãos representa os idiotizados de esquerda.

    Curtir

  4. paulo pereira

    Seria muito mais interessante investir na qualidade do ensino, para fazer as necessidades básicas, é irrelevante unir os sexos.

    Curtir

  5. Social Democrata Nem Direita Nem Esquerda

    Não acredito que a Católica fez essa m…! Aliás, já deixou de ser católica faz tempos. Hoje “adora” o dinheiro.

    Curtir

  6. Alex Sandro Silva

    O papa Chico ficou apoiando a viadagem, agora deu nisso. Por isso está mais para Papanicolau dos católicos, infelizmente.

    Curtir

  7. Pelamor, alguém aí pode fazer um comentário inteligente para orientar os idiotas sem noção acima ?????

    Curtir