STF torna Renan Calheiros réu por peculato

Ministros Edson Fachin, Luís Barroso, Luiz Fux, Teori Zavascki, Celso de Mello, Rosa Weber, Marco Aurélio e Cármen Lúcia aceitaram acusação da PGR

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira colocar no banco dos réus o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Oito dos onze ministros da Corte decidiram que o peemedebista deve ser julgado pelo crime de peculato, desvio de dinheiro público, por ter usado um lobista da empreiteira Mendes Júnior para pagar pensão a uma filha que teve fora do casamento.

Os ministros Edson Fachin, relator da matéria, Luís Roberto Barroso, Teori Zavascki, Luiz Fux, Celso de Mello e a presidente do STF, Cármen Lúcia, aceitaram parcialmente denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República em 2013, apenas para o crime de peculato.

Os ministros Marco Aurélio Mello e Rosa Weber aceitaram integralmente a peça acusatória, que também atribui a Renan Calheiros os crimes de falsidade ideológica e uso de documento público falso.

Os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski rejeitaram a acusação da PGR integralmente.

Nove anos de investigações

Em junho de 2007, a jornalista Mônica Veloso, com quem Renan teve uma filha fora do casamento, revelou com exclusividade a VEJA que teve despesas pessoais pagas por Cláudio Gontijo, lobista da construtora Mendes Júnior. Segundo ela, os pagamentos eram realizados em dinheiro vivo e quase sempre feitos no escritório da empreiteira em Brasília.

Mônica contou que recebeu os valores de março de 2004 a novembro de 2005. Começou com 40.000 reais para pagar um ano de aluguel antecipadamente – na verdade, 43.200 reais, pagos em 15 de março de 2004, conforme recibo da imobiliária obtido por VEJA.

Além disso, ela recebeu pensão mensal de 8.000 reais e, de agosto de 2004 a março de 2005, mais 2.800 reais para pagar a empresa de segurança devido a ameaças de morte anônimas que teria recebido. De março de 2005 em diante, quando trocou a casa por outro apartamento, além da pensão de 8 000 reais, foram incorporados 4.000 reais para o aluguel, num total de 12.000 reais mensais.

Renan nega todas as acusações.

Réu na linha sucessória

Em novembro, seis dos oito ministros do STF votaram a favor da ação apresentada pelo partido Rede Sustentabilidade de que réus não poderão ocupar cargos na linha de sucessão presidencial, que inclui os presidentes da Câmara e do Senado.

A sessão, no entanto, foi suspensa após pedido de vistas do ministro Dias Toffoli. Na ocasião, os ministros Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso não estavam presentes na sessão.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. toni bettine

    O abutre perdeu algumas penas.

    Curtir

  2. O placar mostra que interpretar legislação ditada por criminosos requer muito conhecimento jurídico.
    Aff.

    Curtir

  3. Mordedor De Jaula

    Perdeu algumas penas, mas vai ganhar outras. Esperamos que essas “outras” penas sejam bem pesadas após o julgamento.

    Curtir

  4. Micky Oliver

    TORNAR-SE RÉU É UMA COISA E SER PRESO (FINALMENTE) É OUTRA!

    Curtir

  5. Denis dos Santos Silva

    bem, alegria de pobre dura pouco… agora tu imagina, pra aceitar a denúncia desde 2007, pra terminar o julgamento, vai até 2099 !!

    Curtir

  6. Terá que sair da presidência do senado!!

    Curtir

  7. Espero que não fique só nisso. Esse #canalha tem que pagar por tudo que está fazendo, com a desmoralização dessa Nação e com a população brasileira…Vai ter que pagar de uma forma ou de outra, terá que responder por seus crimes na forma da lei, mas não com um STF fraco e partidário de bandidos como esse…#VaiseferrarRenanCalhorda…rsrsrsrs 💪 🔫☝

    Curtir

  8. Adilson Nagamine

    Demorou

    Curtir

  9. Parabéns ao Supremo Tribunal Federal pela grande decisão tomada. Vamos começar um novo caminho para Nação Brasileira.

    Curtir

  10. luiz alberto dirschnabel

    O ritmo do STF e o ritmo tartaruga para proteger os poderosos

    Curtir

  11. daniel camilo do rosario

    Dias Toffoli e Gilmar Mendes rejeitaram as denúncias. Para eles, o que Renan fez foi normal?

    Curtir

  12. Quanto a esses “Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski” esperemos que um dia a justica seja feita e que o Brasil se livre deles tambem.

    Curtir

  13. Agora é só esperar mais 9 anos pelo julgamento

    Curtir

  14. joao antonio sanches rodrigues

    O Sr Gilmar mendes,já fez pouco caso das dez medidas contra corrupção com comentários maldosos na ocasião, e Ricardo Lewandowski .Eta sobrenome difícil ; já mantiha discordâncias com o grande juiz do mensalão,isso tudo cheira a um Fogaréu de vaidades,precissamos ficar atentos caso se candidatem, até a síndicos de Prédio e isola=los de qualquer cargo de alguma relevância.

    Curtir

  15. Ney Gercey L. Barbosa

    Quero saber qdo o Toffoli vai devolver o processo que impede réus de estarem na linha sucessória do presidente da república! O advogado do PT já sabia que o Renan ia dançar e estrategicamente pediu vistas de um processo que já tinha maioria! Pode isso, Arnaldo? Que palhaçada é essa?
    Se o processo estivesse sido votado por todos, sem essa manobra safada desse cara o Renan estaria fora do Senado hoje!

    Curtir

  16. Antonio Augusto Simoes

    Esse Renan é um sujeito sem caráter, debochado, falso, traíra, mentiroso, dissimulado, ladrão, canalha, rancoroso e covarde. O povo brasileiro tem que entupir o congresso com emails e telefonemas e mensagens digitais pedindo o impeachement deste sujeito ordinário. Este pilantra representa o que há de pior na política. O povo brasileiro irá varrer essa figura deletéria da vida pública para sempre. Cadeia no mequetrefe.

    Curtir

  17. Jeová Guimarães

    No popular: Safado

    Curtir

  18. Nelson Marchetto

    Não adianta a cara de espanto da foto, este “senhor” nem deveria estar todo esse tempo presidindo o senado já deveria ter sido considerado réu desde o começo do processo lá desde 2007, mas não importa é réu agora, e não pode mais presidir o senado, o pior ainda não é isso, quem vai assumir é o “pt”, pois o vice é do “pt” trocamos 6 por meia-duzia, vamos lá senadores com o homem fora pode-se trabalhar em paz!!!

    Curtir

  19. Na época ficou também comprovado que o coronel fajuto tinha mentido sobre a venda de gado e que um matadouro amigo tinha emitido falsas notas fiscais a respeito. Onde está o STF? Por que só pegar um único lado da questão? O que vocês devem a essa figura?

    Curtir

  20. Que surpresa! os 3 ministros- Lewandrosky, Toffoly e Gilmar votaram contra…que surpresa ! (ironia, logico)…como era de se esperar, os 3 petistas votaram em defesa de Renam. E depois dizem que nao otem politica envolvida no Supremo…ta certo…igualmente tem gente que acredita em papai noel.

    Curtir

  21. Luiz Carlos de Siqueira

    Vamos forçar esse F#%&#$ a devolver o processo para encerramento da votação!

    Curtir

  22. Esse bandido tem que ir em cana

    Curtir

  23. O Renan ninguém pega. O cara e malandro e esperto. Esse STF tem que se danar. Esperar 8 anos para julgar essa causa. Estão comendo do próprio veneno. Se associaram com bandidos e agora querem prende-los.

    Curtir

  24. Toffoli e Lewa é obvio… Mas alguem aqui consegue explica Mendes???

    Curtir

  25. Adilson Nagamine

    Rena_n do trenó do Lula Noel dos corruPTos. Ho ho ho.Leis para garantir a impunidade do Lula Babá e os 40 ladrões e meter o Juiz na cadeia. Ho ho ho.

    Curtir

  26. Gilmar Mendes afirmou que o abaixo assinado para as ex-dez medidas foram obtidas num camelódromo e que não existe momento para a aa apresentação da lei de abusos. Agora, junto com Toffoli e Lewandowki tentam proteger Renan.Faz algum sentido? Fim ao Foro privilegiado.

    Curtir

  27. Francisco Ferreira

    Agora é só mandar prender.

    Curtir

  28. Prendam Reunan Cangalheiros já!

    Curtir

  29. alfredo carlos gomes

    É só brincadeirinha de condenar . Me engana que eu gosto!

    Curtir

  30. hildo molina

    caramba, parabéns ao stf, apenas 9 anos e o ilustre senhor vira réu, com certeza em mais uns 10 de iniciar-se o julgamento, e felizmente ele já terá desencarnado! e mais, ninguém pediu “vistas” como o que está parado com tofoli e já com número de votos imbatível pela aprovação de que reu não pode presidir.

    Curtir

  31. hildo molina

    digo, iniciar-se-á o julgamento

    Curtir

  32. Quero saber qdo o Toffoli vai devolver o processo que impede réus de estarem na linha sucessória do presidente da república! (2)

    Curtir

  33. Gilberto Goes Junior

    Me espantei com Gilmar Mendes Defender o Canalha,Toffoli é Lewandoski são Petistas e Conspiram junto com Renan para Livrar a Dilma,da Retaliação,Gilmar Mendes e Descaradamente PSDB Todo Mundo Sabe,se Aliar a Toffoli e Lewandoski foi uma Surpresa,somente com Renan Provocando o Judiciário Que depois de 100 anos virou Réu,vamos Torcer para que Justiça seja feita

    Curtir

  34. Napoleao Gomes

    Quanto mais vejo notícias sobre Renan O Cangaceirinho, mais admiro a guilhotina

    Curtir

  35. Sergio Campos

    Se cinismo fosse crime, com agravante de dissimular, Renan teria prisão perpétua, quando declarou que a lava jato é sagrada.

    Curtir

  36. Rodrigo Thalles

    Uma pena ele ser peso apenas por esse motivo.

    Curtir

  37. Adilson Silva

    Ele é protegido do Gilmar Mendes!

    Curtir