Funaro confirma três encontros com o presidente Michel Temer

Em depoimento à Polícia Federal, o doleiro diz ter arrecadado 100 milhões de reais para o PMDB, em três campanhas políticas

O doleiro Lúcio Bolonha Funaro, que negocia um acordo de delação premiada com a Justiça, revelou à Polícia Federal que teve três encontros com Michel Temer (PMDB). No depoimento prestado no último dia 14, ele afirmou que mantinha um relacionamento próximo com o presidente e que era responsável pela arrecadação de recursos para campanhas do PMDB. O peemedebista negou ter tido encontros com o doleiro.

Funaro afirmou que esteve com Temer em três oportunidades. A primeira, segundo ele, foi na Base Aérea de São Paulo, junto com o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), sem especificar a data. O segundo encontro, afirmou ele, aconteceu em Uberaba, Mina Gerais, durante as eleições municipais de 2012. Desse segundo encontro, afirmou, participaram Cunha e um dos delatores da JBS, o executivo Ricardo Saud.

O terceiro encontro com Temer, segundo Funaro, foi uma reunião de apoio à candidatura de Gabriel Chalita (PMDB) para a Prefeitura de São Paulo. Ele diz que o encontro foi na Assembleia de Deus do bairro Bom Retiro, com a presença dos bispos Manoel Ferreira e Samuel Ferreira.

Funaro diz que trabalhou na arrecadação de fundos das campanhas do PMDB em 2010, 2012 e 2014. O doleiro estima que nessas três campanhas arrecadou 100 milhões de reais para o PMDB e partidos coligados. Parte dos recursos foi arrecadada em operações do FI-FGTS. Segundo o doleiro, a aplicação dos recursos seguia a orientação de Temer.

O depoimento de Funaro traz muitos detalhes do relacionamento que ele tinha com o empresário Joesley Batista, dono da JBS, que fez delação premiada. O doleiro diz que foi o responsável por apresentar o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) a Joesley quando o peemedebista, ex-ministro de Temer, era vice-presidente de pessoa jurídica da Caixa, onde a JBS tinha interesse em obter linhas de crédito.

Segundo Funaro, Geddel recebia comissões pagas por ele nessas operações financeiras que beneficiavam a JBS na Caixa. Funaro disse que também pagou comissão ao ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco (PMDB). Os pagamentos, diz ele, eram feitos em espécie. Funaro se comprometeu a dar os detalhes à PF.

A relação de Funaro com o grupo de Temer era tão próxima, sustenta o doleiro, que ele diz ter sugerido a Cunha a indicação de um nome para o Ministério da Agricultura para facilitar as demandas do grupo econômico de Joesley. “Para o cargo foi indicado Antonio Andrade”, afirmou. Andrade, que ocupou a pasta na gestão de Dilma Rousseff (PT), é vice-governador de Minas Gerais.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Fábio Luís Inaimo

    Contra o STF e o PGR , marionetes PeTralhas, ninguém pode !!!

    Curtir

  2. Certo está Lula, vai pedir a Moro para ser o delator da JBS e pedir uma percentagem. Isso já virou palhaçada. As contradições dessas personagens são verdadeiras piadas.

    Curtir

  3. HANS BODOLZA FRIEDISCH

    SÃO SOMAS VULTOSAS ! POR QUE SERÁ QUE GASTA TANTO EM CAMPANHAS SE O SEU SALÁRIO DEPOIS DE ELEITO , MESMO EM 4 OU 8 ANOS NÃO IRÁ DAR O RETORNO DOS GASTOS EM CAMPANHA ?? HÁ ! JÁ SEI ! É MUITA VONTADE DE AJUDAR À PÁTRIA.

    Curtir

  4. Gafanhoto Fanho

    RVCHUDO, SOCIEDADE MILITAR, TERNUMA, A VERDADE SUFOCADA…nesses sites não sou censurado. Estranho né Veja???

    Curtir

  5. TODOS SAO PILANTRAS E LADROES. MAS O QUE CHAMA ATENÇAO É DEREM DEIXADO A TURMA PETISTA INFILTRADA EM VARIOS PODERES CONCENTRAR FOGO NO PMDB E PSDB, DEIXANDO OS MAIORES LARAPIOS DA NOSSA HISTORIA FORA DA CONFUSAO, AINDA QUE TEMPORARIAMENTE.

    Curtir

  6. Olha os bandidos de estimação aí, minha gente. Povo besta, brasil será sempre um país corrupto enquanto o povo , por pensamento idiota, acaba por ficar ao lado de algum bandido.

    Curtir

  7. terroristas, assassinos, pena de morte já, nossas crianças merecem um futuro digno…

    Curtir

  8. Ataíde Jorge de Oliveira

    CAPA_PRETA vs. DrªCatta_Preta :
    : ViDA_ETerna, $ANcTü$ LüCïü$$

    Curtir

  9. MARIA SELMA DA SILVA Roch

    Um encontro na Assembleia de Deus,onde estavam Manoel Ferreira e o filho Samuel ferreira,esses Ferreiras são uns safados,travestidos de pastores!

    Curtir

  10. Esorso Elizabeth

    Desde bebê me encontro com alienígenas, e eles dizem que o fim da humanidade está próximo dos bandidismos traidores da Pátria.

    Curtir