De alorpados a aloprados

A palavra aloprado, um brasileirismo que quer dizer “maluco, desatinado, transtornado”, parecia embicada para um futuro de popularidade decrescente quando, em setembro de 2006, na reta final da campanha eleitoral, o presidente – e candidato à reeleição – Luiz Inácio Lula da Silva chamou de “bando de aloprados” os petistas flagrados tentando comprar um dossiê com informações sigilosas sobre políticos do PSDB.

Foi assim, rejuvenescido no calor da política, que aloprado ganhou uma acepção estrita que os dicionários (ainda?) não registram – “agente de inteligência ou espião a serviço de interesses político-partidários” – e escapou da sina de ser só mais um termo cômico com sabor de época, como mentecapto ou doidivanas, para designar um sujeito destrambelhado.

Aloprado veio de lorpa, que quer dizer idiota, palerma. Se de palerma se tira apalermado, de lorpa fez-se alorpado e em seguida, por metátese, aloprado. Metátese é o deslocamento de fonemas ou letras dentro de uma palavra, a mesma operação lingüística que transformou, por exemplo, “desvariar” em “desvairar”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    JOAQUIM

    EITA PAU. A VEJA E SEUS “GÊNIOS”-NÃO É GOZAÇÃO- ALÉM DE INFORMAR SEUS LEITORES-E ELEITORES-, AINDA DÁ AULA DE PORTUGUÊS. MAS VAMOS SER SINCEROS, “ALOPARDOS OU ALOPRADOS” NÃO IMPORTA.PTRALHA É PTRALHA. E PRONTO.

    Curtir

  2. Comentado por:

    al jr

    da hora…!!!

    Curtir