Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

As melhores (e piores) cidades do mundo para dirigir

Se você gosta de alugar um carro quando viaja, conheça as cidades mais e menos amigáveis para motoristas e onde estão São Paulo e Rio neste ranking

as melhores e piores cidades do mundo para dirigir

Tem quem não goste. Tem quem tenha medo. E tem quem, como eu, adora alugar um carro e dirigir pelas ruas de outra cidade durante uma viagem.

Minha empolgação começa ainda na locadora de veículos. Sempre fico na expectativa para saber que carro vou receber, qual a cor… vou ganhar um upgrade?

Lembro de uma vez ter alugado um carro em Las Vegas e quando o atendente me disse que eu podia escolher qualquer carro que estivesse estacionado na fileira “tal” eu me senti como uma criança numa loja de brinquedos!

Desde que comecei a viajar sozinha e alugar um carro tornou-se uma possibilidade, nunca mais deixei de fazê-lo. Claro que há algumas excessões, como Nova York, Tóquio, Chin, Índia ou Vietnã. Nas duas primeiras, é muito mais eficiente andar de transporte público do que alugar um carro. Já na China, estrangeiros não podem alugar carros. E na Índia e no Vietnã, bem… acho que este vídeo do YouTube explica um pouco 

Mas mesmo em cidades com o trânsito, digamos, mais civilizado, dirigir um carro nem sempre é uma tarefa fácil. Sinalizações diferentes, outra língua, motoristas com hábitos diferentes… os “obstáculos” são muitos.

Uma das piores experiências que já tive como motorista foi em Istambul, uma das cidades que mais amo no mundo. Mas o trânsito é simplesmente caótico! Os motoristas não respeitam a sinalização, acostamentos, buzinam sem parar… um caos.

Em compensação, adoro dirigir nos EUA, na Escandinávia ou em países como Alemanha e Suíça, por exemplo. Em algumas cidades o trânsito pode até ser intenso, mas os motoristas são cordiais, ninguém tenta ser mais “esperto” que os outros e a coisa flui com tranquilidade.

Recentemente li uma pesquisa que me chamou a atenção. Levando em consideração itens como níveis de congestionamento, custo médio do combustível e de estacionamento, velocidade média nas ruas, poluição, opções de transporte público, número de acidentes de trânsito com e sem mortes, qualidade das vias e a percepção de raiva dos motoristas, a empresa alemã kfzteile24 criou um ranking com cem cidades ao redor do mundo para estabelecer onde é melhor _e pior_ dirigir.

as melhores e piores cidades do mundo para dirigir

A empresa então atribuiu pontos para cada um destes itens e chegou a uma pontuação final para cada cidade.

Não fiquei surpresa ao ver que a pior cidade para motoristas, segundo o estudo, é Calcutá, na Índia. Já a cidade mais “amigável” para quem está de carro é Dusseldorf, na Alemanha.

Também não foi surpresa para mim ver que nossas duas representantes na lista, São Paulo e Rio, estão no Top 12 das piores cidades para motoristas.

Não vou listar aqui as cem cidades do estudo, apenas as 12 piores e as 12 melhores, nem todos os itens levados em conta (apenas nível de congestionamento e “ira ao volante”. Quem tiver interesse em ver o ranking completo, o link está aqui.

As 12 piores…

cidade país congestionamento (%) ira (pontos)
1 Calcutá Índia 69% 4,24
2 Karachi Paquistão 59% 1,81
3 Lagos Nigéria 60% 3,50
4 Ulaanbaatar Mongólia 65% 4,19
5 Mumbai Índia 67% 3,20
6 Bangalore Índia 64% 3,20
7 Ho Chi Min Vietnã 64% 5,77
8 Bogotá Colômbia 48% 1,22
9 Cidade do México México 66% 4,62
10 Istambul Turquia 49% 1,49
11 Rio Brasil 37% 4,51
12 São Paulo Brasil 30% 4,06

 

As 12 melhores…

cidade país congestionamento (%) ira (pontos)
1 Dusseldorf Alemanha 20% 8,96
2 Dubai Emirados Árabes 26% 8,65
3 Zurique Suíça 31% 9,86
4 Tóquio Japão 26% 8,45
5 Basel Suíça 31% 8,45
6 Cinguapura Cingapura 38% 8,25
7 Dortmund Alemanha 23% 9,01
8 Viena Áustria 31% 9,87
9 Munique Alemanha 30% 7,28
10 Calgary Canadá 20% 7,19
11 Berna Suíça 19% 9,78
12 Stuttgart Alemanha 28% 8,18

E você, qual sua cidade favorita para dirigir? E a que mais detestou ter alugado um carro?

 

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s