NASA dará US$ 30 mil para quem encontrar solução para problema de cocô no espaço

A agência quer ajuda para criar um “sistema de gerenciamento de resíduos” que auxilie seus astronautas a irem ao banheiro em situações extremas durante missões além da órbita lunar

A NASA lançou um novo desafio para a elaboração de um “sistema de gerenciamento de resíduos” que auxilie seus astronautas a irem ao banheiro em situações extremas no espaço. O “Space Poop Challenge”, ou Desafio Espacial do Cocô, em português, pede a ajuda de pessoas comuns que possam contribuir com ideias para um novo sistema, em troca de um prêmio de 30.000 dólares (104.000 reais).

“No espaço não existem banheiros”, lembra a NASA em seu site. “Enquanto você pode viver a maior parte da sua vida sem ser afetado, isso é mais do que um desafio para nossos corajosos astronautas no espaço. Afinal de contas: quando você precisa usar o banheiro, você precisa usar. E, às vezes, você precisa usar no vácuo total”.

Normalmente, os astronautas contam com um sistema de sucção e reciclagem para urinar nas Estações Espaciais. Um método semelhante é usado para o “número 2”, mas nesse caso o processo de reciclagem das fezes é um pouco mais complexo. Porém, em situações mais extremas, como no momento do lançamento de foguetes ou nas caminhadas espaciais, que levam até oito horas, os astronautas costumam usar fraldas adultas.

Mas, as fraldas não serão mais soluções viáveis a partir do momento em que as missões da NASA passarem a se aventurar para além da órbita lunar. Nesses casos, será necessária a utilização de um sistema que possa manter os resíduos sem perigo de irritação ou infecção por até 144 horas. E é para isso que a agência de administração espacial americana está pedindo ajuda.

De acordo com o site do desafio, o sistema vencedor deve ser capaz de manter 1 litro urina e até 75 gramas de resíduos fecais e menstruais separados do corpo dos membros da tripulação que estiverem usando os trajes espaciais por pelo menos 144 horas. Além disso, deve operar em um “cenário de microgravidade” e enquanto os astronautas estiverem se movendo ou sentados, sem vazar oxigênio. Os membros da tripulação também devem ser capazes de configurar o mecanismo por conta própria em menos de cinco minutos.

O desafio começou no dia 11 de outubro deste ano e os interessados podem participar até 20 de dezembro. O melhor sistema será escolhido por um grupo de jurados e o vencedor ganhará 30.000 dólares (104.000 reais) de prêmio.

Vídeo: Astronauta da NASA fala sobre o “Space Poop Challenge”

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s