Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Jornal Nacional mostra panelaço, mas depois…

O Jornal Nacional desta terça-feira mostrou um pouco do panelaço feito pelos brasileiros durante o programa do PT na TV. Ótimo. Era tudo que o PT não queria. Mas depois… Bem, depois (ou antes, não sei) repetiu uma estupidez que pode parecer distante, menor, quase irrelevante, mas não é. É, na verdade, uma das causas da ascensão […]

Captura de Tela 2015-05-05 às 23.06.43O Jornal Nacional desta terça-feira mostrou um pouco do panelaço feito pelos brasileiros durante o programa do PT na TV.

Ótimo. Era tudo que o PT não queria.

Mas depois…

Bem, depois (ou antes, não sei) repetiu uma estupidez que pode parecer distante, menor, quase irrelevante, mas não é.

É, na verdade, uma das causas da ascensão do PT ao poder: a demonização do pensamento conservador.

Reproduzo, na íntegra, a matéria internacional, com destaque para a última frase:

Captura de Tela 2015-05-05 às 23.09.54“O ex-governador do Arkansas Mike Huckabee anunciou nesta terça-feira (05) a intenção de disputar a candidatura do Partido Republicano às eleições presidenciais americanas do ano que vem. É o sexto a entrar na corrida pela vaga do partido.

Huckabee já tentou ser o candidato em 2008, mas perdeu pro senador John McCain. Nos últimos anos, ele comandou um programa semanal na televisão.  Mike Huckabee é considerado ultraconservador.

É uma aberração jornalística essa frase.

“Considerado” por quem, Jornal Nacional? Só se for pela esquerda, é claro.

Só se for por Arnaldo Jabor, que já chamou os republicanos até de “homens-bomba americanos”.

Noticiar como informação sobre alguém a caricatura feita por seus adversários políticos e intelectuais é o anti-jornalismo propriamente dito.

O programa da Globo comprova mais uma vez a minha tese de que, para a imprensa brasileira, não existe mais direita no mundo: só direita radical, extrema-direita, direita fanática, ultraconservadora etc.

A apresentadora não apontou um só motivo pelo qual o candidato mereceu o rótulo de “ultra”, atribuído igualmente a Ted Cruz pela Folha de S. Paulo, como mostrei aqui.

Dizer que é um republicano porque não quer passar o resto da vida pobre, esperando o governo resgatá-lo, faz de Huckabee “ultra” alguma coisa? Prometer que, em seu governo, o inferno vai congelar antes que o Irã construa uma bomba nuclear, também?

Conservador para o editor William Bonner é quem? FHC? José Serra? Aécio Neves?

Francamente.

O Jornal Nacional, assim, acaba merecendo panelaço também.

* Relembre aqui no blog:
Enfim, um candidato “ultraconservador” para a imprensa
Para Jabor, “Perigo vermelho” no (…) dos outros é refresco
Esquerda x Direita: Entenda de uma vez

Felipe Moura Brasil ⎯ http://www.veja.com/felipemourabrasil

Siga no Twitter, no Facebook e na Fan Page.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    alberto santo andre

    concordo plenamente com voce todos estes psudos jornalistas a soldo deveriam ter um panelaço exclusivo para eles ,pois estes,que estes pseudos jornalistas protegem ,e lambem suas botas;; sic;;e que eles protegem, sao exatamente aqueles que demonizaram scherazad por ter uma visao realista e nao camuflada e pinochiada ,como vem fazendo o pt e toda sua camarilha a soldo seja na imprensa ,nos sindicatos ,e na politica ,e principalmente nas igrejas que mediocrizaram de vez e sem exceçoes .

    Curtir

  2. Comentado por:

    Arthur Dias

    O melhor (ou pior) é que o Huckabee é um conservador “big government”, ou seja, ele acha que o governo deve ser grande para reforçar princípios conservadores, o que por si só já contrária estes princípios. Ele já está sofrendo dura pressão de outros grupos conservadores por isso. Mas pra grande mídia nacional, que chama centro-esquerda de direita, obviamente centro-direita equivale a “ultraconservadorismo”

    Curtir

  3. Comentado por:

    Maria/salvador

    Estou revoltada com o JN! Poxa, logo depois de Rui Falcão pronunciar o nome da globo, se queixando da ajuda nas manifestações, a TV ficou pianinho, toda mansinha. As informações são passadas de forma incompletas, com claras tenrativas de minimizar a situação pra o governo. Será o que a globo esconde, pra ter tanto medo desses PeTralhas, hein.

    Curtir

  4. Comentado por:

    Patton

    Conservador = Nao ê Cumunista safado , vagabundo, mentiroso.

    Curtir

  5. Comentado por:

    Luiz Otavio de Almeida

    Não posso nem dizer que a Globo é New World Order. A Globo é e sempre foi uma massa disforme que se amolda à conjuntura vigente. É uma sobrevivente. Se um dia o Brasil der uma guinada conservadora, não tenho dúvida que ela vai acompanhar.

    Curtir

  6. Comentado por:

    Elder Lima

    O salário mais injusto pago a um profissional, e o qual a TV gloinho paga ao Bonner, o cara chega as 15h na redaçao e só seleciona abobrinhas com um editor chefe assim a tendencia é queda de audiência. Game over pro JN em minha casa.

    Curtir

  7. Comentado por:

    Paulo Marcos

    Boa Felipe!!!

    Curtir

  8. Comentado por:

    Pedro

    Ta todo mundo aí nos comentários , dizendo que não veem mais a globo, porém basta espirrar no projac que todo mundo ja sabe , imaginem se vocês gostassem da Globo !

    Curtir

  9. Comentado por:

    CésarMen

    A Rede Globo assim como o PT e Lula e uma instituição falida de bom jornalismo, são todos lunáticos ou míopes que esconde a realidade do povo. Basta de Rede Globo, e de jornalismo falido e que não retrata a realidade do pais.

    Curtir

  10. Comentado por:

    sal amargo

    O maior pecado do William Boina do JN não foi chamar o republicano de ultraconsevador.Aconteceu na chamada do Panelaço. Segundo o marido da Fátima Seara Bernardes, “muita gente” protestou batendo panelas contra o programa do PT. Muita gente? Muita gente são 50 pessoas, 99 pessoas. Depois disso, são centenas, milhares, milhões.Em quase todos o país os brasileiros decentes se manifestaram. Foram milhares e, porque não, centenas de milhares. Os manifestantes apontados pela TV Globo devem ter sido pesquisados pelo Data-Falha, Data-Foia, Data-Dilma e Data-PT. Boina,que papelão.

    Curtir