Blog Felipe Moura Brasil

Felipe Moura Brasil

Análises irreverentes dos fatos essenciais de política e cultura no Brasil e no resto do mundo, com base na regra de Lima Barreto: "Troça e simplesmente troça, para que tudo caia pelo ridículo".

sobre

Felipe Moura Brasil estreou este blog em 2013, após dez anos como cronista na internet. Idealizou e organizou o best seller de Olavo de Carvalho, "O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota". Autor da Editora Record, trabalha em dois livros previstos para 2016.

Jornal Nacional rebate mentira dos advogados de Lula. É o desespero!

Assista ao vídeo

Por: Felipe Moura Brasil

O desespero de Lula é tanto que seus advogados agora usam a lei da censura disfarçada de direito de resposta – tantas vezes criticada neste blog (aqui, aqui, aqui, aqui) – para tentar intimidar a TV Globo.

Alegaram em carta que “a assessoria de imprensa do ex-presidente não foi instada a apresentar qualquer esclarecimento prévio pela emissora” sobre a denúncia oferecida pelo Ministério Público de São Paulo contra Lula, no caso Bancoop.

Mentira, claro.

Os apresentadores Sandra Annemberg e Alexandre Garcia mostraram e-mails que comprovam o pedido de nota da Globo ao Instituto Lula e a resposta de um dos assessores do petista.

Mostraram, ainda, que a nota havia sido divulgada na íntegra no Jornal Nacional.

Os advogados de Lula, no entanto, em vez de defenderem o investigado, atacaram o jornalismo da emissora.

Eis um trecho memorável da réplica da emissora:

“Apesar de dizer que essa é ‘a verdade dos fatos em sua simplicidade’, o texto se alonga em mais 28 parágrafos, em 89 linhas, em que, com ironia, se dedica, não a se defender das acusações, mas a fazer críticas ao jornalismo da Globo. A emissora não é parte nas investigações a que está sujeito o ex-presidente. Cumpre apenas a sua missão de informar o povo. Respaldada pela Constituição, continuará a fazê-lo, com serenidade, e sem nada a temer.”

Uma aula. Assista.

* Caso o vídeo saia do ar, a matéria pode ser vista na página do JN: aqui.

** Como queríamos demonstrar na noite da primeira aprovação:

Captura de Tela 2016-03-13 as 00.27.38

Felipe Moura Brasil ⎯ http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil

Siga no Twitter, no Facebook e na Fan Page.

Voltar para a home

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*