Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Wall Street avança após atentado a Trump e ignora PIB chinês fraco

Abertura de mercado: Economia chinesa cresceu 4,7% no 2º tri, abaixo das projeções de 5%. Dado traz desaceleração em comparação com os 5,3% do 1º tri

Por Tássia Kastner
Atualizado em 15 jul 2024, 08h25 - Publicado em 15 jul 2024, 08h24

Donald Trump foi atacado durante um comício de campanha, na noite de sábado. A imagem se espalhou pelo mundo e deve reescrever o rumo da corrida eleitoral americana neste ano, que até agora estava centrada na pressão para que o atual presidente, Joe Biden, desistisse de concorrer a eleição.

Você, brasileiro, já viu esse filme. Os futuros americanos amanhecem em alta sólida, um reflexo das apostas de que o republicano deverá consolidar sua liderança na disputa eleitoral. Trump já liderava as intenções de votos, de qualquer maneira.

Mesmo após o atentado, Trump deve participar da convenção que oficializará sua candidatura a um novo mandato como presidente dos Estados Unidos.

Para além do noticiário político, há a China. O gigante asiático divulgou na madrugada que o PIB do país cresceu 4,7% no segundo trimestre, abaixo das projeções de 5% e uma desaceleração importante em comparação com os 5,3% do primeiro trimestre.

Continua após a publicidade

Faz tempo que o país comandado por Xi Jinping está sofrendo para manter o ritmo de crescimento, pressionado pela desaceleração do mercado imobiliário, mergulhado em uma crise de dívida. Houve uma redução do consumo das famílias e uma inflação muito próxima de zero. Há ainda as consequências da guerra fria 2.0 travada com os Estados Unidos.

Apesar do dado fraco, o minério de ferro avançou em Dalian. O petróleo opera perto da estabilidade.

Nisso, a bolsa brasileira deve seguir a tendência global, entrando na terceira semana consecutiva de alta. O EWZ sobre 0,48% no pré-mercado de Nova York.

Continua após a publicidade

O noticiário no Brasil começa a semana em ritmo lento, com a divulgação do Focus e do IBC-BR de maio, que mostra o nível de atividade econômica do país. Na agenda, haverá ainda um discurso de Jerome Powell em Washington.

Agenda do dia

8h30: Boletim Focus
9h: BC divulga o IBC-Br de maio
9h30: Índice Empire State de atividade em NY
13h30: Powell fala no Clube Econômico de Washington
17h35: Mary Daly/Fed discursa
Balanços: Goldman Sachs e BlackRock, antes da abertura

Esta é a versão online da newsletter de ‘VEJA Negócios – Abertura de mercado’ enviada hoje. Quer receber a newsletter completa, apenas para assinantes, amanhã? Cadastre-se aqui

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.