Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

União Europeia supervisionará sistema financeiro espanhol

Eurogrupo está contente com o pedido formal de ajuda feito por Madri, mas quer fiscalizar a regulação financeira de perto

A União Europeia (UE) vê como positivo o pedido oficial de ajuda da Espanha à entidade feito nesta segunda-feira, mas reiterou que exigirá, em troca, condições que não só afetarão aos bancos mais frágeis, mas sim “o conjunto dos bancos”. Com isso, a UE deixa claro que reforçará a supervisão da regulação financeira do país.

O comissário de Assuntos Monetários, Olli Rehn, pediu uma avaliação exaustiva do setor bancário espanhol, que incluía as necessidades que este pode ter. As duas avaliações realizadas por auditorias independentes estimaram em 62 bilhões de euros as necessidades dos bancos espanhóis no pior cenário.

Agora, a UE quer definir logo as condições de troca da assistência financeira da troika – Banco Central Europeu, a Eurogrupo e o Fundo Monetário Internacional. Os especialistas da Comissão “viajarão a Madri nos próximos dias”, afirmou o porta-voz comunitário Amadeu Altafaj, à imprensa. Segundo ele, a ideia é ter pronto o Memorando de Entendimento nas próximas semanas.

(com Agence France-Presse)