Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Toyota vai produzir primeiro veículo híbrido do Brasil

Empresa vai investir 1 bilhão e produção deve começar no fim do ano que vem

A Toyota anunciou nesta quinta-feira 13 que irá produzir um veículo híbrido no Brasil, que será equipado com motor elétrico e outro a combustão. O investimento deve ser de 1 bilhão.

A companhia afirmou que o modelo, um “híbrido flex” em que o motor a combustão funciona com gasolina e álcool, será produzido no Brasil a partir do fim de 2019.

O presidente da Toyota para a América Latina, Steve St. Angelo, ressaltou que o projeto está em linha com o programa Rota 2030, sancionado por Temer na terça feira 11.

Entre as medidas aprovadas está a redução de até três pontos porcentuais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros híbridos com tecnologia que permita o uso de etanol. Esse tipo de veículo já tinha sido beneficiado recentemente com outra redução de IPI.

O projeto tem parceria com a principal entidade representante do setor sucroalcooleiro no Brasil, a Unica, e está inserido em programa de apoio a universidades como USP e UnB, “permitindo a combinação de um motor elétrico e outro à combustão utilizando etanol brasileiro”, afirmou a Toyota.

O anúncio ocorreu após meses de testes, que culminaram em março com a ida de um modelo Prius com motorização híbrida flex de São Paulo para Brasília.

Atualmente o Prius é o veículo híbrido mais vendido no Brasil. O modelo, que é importado, custa cerca de 127 mil reais e teve vendas de cerca de 2 mil unidades em 2017.

(Com Reuters e Estadão Conteúdo)